Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN RR Atualização
Compartilhe
ASN RR Atualização
Compartilhe
O evento contou com a participação de 52 inscritos – Foto: Assessoria IFRR

Proporcionar um ambiente para troca de experiências para startups de inovação que estão começando em Roraima e conhecer boas práticas de startups que atuam no Acre foi o principal objetivo do “Meetup Empreendedor: Validação de Negócios e Aquiri Valley”, promovido pelo Sebrae/RR no dia 16 de agosto.

O encontro foi dividido em dois momentos, com palestras de Alex Lima e Jorge Freitas, ambos analistas do Sebrae/AC. O analista da Unidade de Gestão da Inovação do Sebrae/RR, Fransllyn do Nascimento, explicou que o objetivo desse evento é justamente integrar as pessoas que têm interesse em saber mais sobre o assunto e adquirir conhecimento com quem já tem experiência no ramo.

“Desde 2012 esse trabalho de inovação é feito lá no Acre. É um dos estados da região Norte onde o Sebrae está há mais tempo trabalhando nessa jornada de inovação. Eles tem projetos bastante inovadores, inclusive conseguiram construir um Espaço de Inovação em parceria com a Universidade Federal do Acre”, pontuou.

O analista do Sebrae/AC, Alex Lima, falou sobre a Aquiri Valley, a comunidade de inovação e empreendedorismo do Acre e falou como a experiência deles pode ajudar a Buriti Valley, a comunidade de startups de Boa Vista.

“Quando você começa a montar qualquer tipo de negócio, até quando você já está grande, você não para de testar todos os processos, e o jeito de fazer testes é validar com quem usa. O objetivo da palestra era a gente fazer esse contraponto da importância da validação. Então a gente quer falar um pouco da nossa comunidade, mas queria ouvir o pessoal de Roraima também. A gente quer conhecer a Buriti o que está sendo feito, saber como os processos estão se desenrolando, como a gente pode conectar essas duas comunidades pra começar a fazer negócios”, disse.

Ele ressaltou que o Acre é pioneiro nisso e que o trabalho com inovação por lá começou há 10 anos. “Na Amazônia fomos o primeiro estado a começar, então a gente já levou muita pedrada e deu muita topada. Então, a ideia é trocar essas experiências pra que a galera não tenha que passar pelos mesmos problemas que a gente passou. É suavizar um pouco o caminho pra que a gente possa crescer como bloco. Eu não acredito que o Acre vai crescer sozinho, ou a gente vai como Amazônia ou não vamos conseguir fazer frente aos grandes mercados como São Paulo. Temos muito mais nome para o mercado exterior pois temos a Amazônia”, argumentou Lima.

O empresário Amaury Cerqueira, proprietário da startup Three Back, foi um dos participantes do evento. O empreendimento é um cashback de árvores, uma plataforma que permite que qualquer pessoa que faça compras online possa impactar positivamente com o reflorestamento da Amazônia. Toda compra acima de R$ 50 feita nos maiores Marketplace do Brasil e do mundo é direcionada para a Threeback, que planta de uma a cinco árvores para reflorestar áreas degradadas, selecionadas junto aos órgãos ambientais.

“Ter participado desse evento aqui, conhecido a experiência de outras startups, inclusive de outros estados é importante, temos que fazer essa troca de experiência, aprender um pouco mais. Venho participando de alguns eventos desde 2019 e é perceptível o crescimento de startups no ecossistema roraimense. A gente também percebe que alguns atores como o Sebrae busca unir essas startups que estão inovando na Amazônia”, disse.

ASN Roraima - Agência Sebrae de Notícias
ASN Roraima - Agência Sebrae de Notícias
ASN Roraima - Agência Sebrae de Notícias
ASN Roraima - Agência Sebrae de Notícias
ASN Roraima - Agência Sebrae de Notícias
Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas