
Roraima, estado situado no extremo norte do Brasil, tem despontado como um destino turístico promissor. Para explorar e divulgar o potencial turístico da região, o Sebrae/ RR realizou o “Seminário Turismo 4.0” para debater o novo perfil dos turistas na era digital. O evento, que reuniu especialistas, autoridades e empresários do setor, teve como objetivo principal discutir estratégias para impulsionar o turismo sustentável no estado.
Emerson Baú, superintendente do Sebrae/RR deu as boas-vindas e reforçou o trabalho da instituição enquanto incentivadora do desenvolvimento da economia local por meio do turismo sustentável.
“Vamos dar continuidade em tudo que foi feito e colocar mais pimenta nesse caldo para que a gente possa engrossar realmente, e tornar mais valente e forte. Esse é o papel do Sebrae, ir até onde está o empreendedor e buscar soluções diferentes para oferecer e torná-lo mais competitivo, com isso gerar mais emprego e renda para mostrar que Roraima sim, pode ter desenvolvimento sustentável para a Amazônia” exclamou.
O seminário contemplou diversas palestras e debates acerca das riquezas naturais de Roraima e experiências dos empreendedores locais do ramo. Essa é uma forma de valorizar e divulgar a rica herança cultural das comunidades indígenas, contribuindo para sua sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico.
Eliene Farias, gerente da unidade de competitividade empresarial do Sebrae Roraima, explica que o principal intuito do seminário foi envolver a governança local.
“No sentido de que nós temos um estado com uma vocação turística muito grande em praticamente todos os municípios, só que precisamos explorar, apresentar pras pessoas como elas podem transformar isso em algo sustentável, que necessita de toda uma estrutura de governança para continuar existindo” ressaltou.
E nesse processo de exploração do que pode ser melhorado, o Sebrae entra como ponto fundamental para auxiliar principalmente os empreendedores de cada município nesse caminho de amadurecimento profissional, desde a estrutura do seu destino até a formação de novos produtos.
Outro ponto abordado foi a infraestrutura turística. Apesar do vasto potencial, Roraima ainda enfrenta desafios para melhorar sua oferta de hospedagem, transporte e serviços turísticos. A integração com outros estados e países vizinhos, como Venezuela e Guiana, também foi discutida como uma oportunidade para atrair visitantes internacionais.
Ex-funcionária pública, a empreendedora Maria Júlia Baracho é proprietária do Engenho Triunfo, no município de Areia, na Paraíba, ela contou para os participantes de forma descontraída como o turismo transformou sua vida.
“A história da Cachaça Triunfo é um misto de empreendedorismo e amor, que mudou minha vida e do meu município. Antes tínhamos uma economia do contracheque muito forte e hoje, nos consolidamos como uma cidade turística com várias opções para quem visita a região. Foi um processo árduo mas que me encanta, então gosto de contar a nossa história para incentivar as pessoas que sonham em empreender. Ninguém faz nada sozinho e outras pessoas abraçaram essa ideia para que a cidade se tornasse um destino turístico responsável, sustentável e regenerativo” contou.
Marta Poggi, palestrante internacional e consultora especializada em tendências, inovação e marketing digital para turismo, comandou a Palestra Magna – Tendências e Inovações no Turismo.
“Nosso objetivo é inspirar esses empreendedores a trabalhar o turismo inovador, sustentável e de qualidade. É uma honra compartilhar essa bagagem para contribuir no avanço dos negócios turísticos em Roraima” afirma
Para concluir, o “Seminário de Turismo 4.0” representou um passo significativo na promoção e fortalecimento do turismo na região. Com esforços colaborativos entre o setor público e privado, aliados a práticas sustentáveis e respeito à cultura local, Roraima tem o potencial de se tornar um destino turístico de referência.