Após um intenso trabalho realizado ao longo de seis meses, chegou ao fim com excelentes resultados o III Ciclo ALI Educação Empreendedora, um projeto promovido pelo Sebrae em Roraima.
No total, 47 escolas foram atendidas com ações de Educação Empreendedora, realizadas em parcerias com instituições públicas e privadas da região, entre o período de outubro de 2023 a abril de 2024.
O superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, pontuou a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento educacional no estado.
Quero parabenizar a equipe do Sebrae e, também, aos educadores por acreditarem na proposta de fazer um trabalho de inovação junto à educação, e guiar a educação empreendedora num formato diferente. disse
Para o gestor de Educação Empreendedora do Sebrae Roraima, Tálison Silva, foi um grande privilégio celebrar o momento ao lado dos professores e gestores das escolas.
O Sebrae está aí para apoiar e aflorar as habilidades empreendedoras. O último ciclo teve grandes resultados que se encerram hoje mas iniciam uma grande trajetória nas escolas. pontuou.
Programação Especial
A programação do evento contou com palestras, mostras de resultados e homenagens a trabalhos que se destacaram neste ciclo. Entre os convidados esteve a gestora do ALI Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Verônica Pinheiro, que fez um balanço sobre a atuação do projeto em todo país. Mais de 2 mil escolas são atendidas em 15 estados por meio de 131 Agentes Locais de Inovação (ALIs).
Acreditamos, de fato, que a Educação Empreendedora transforma vidas e fazemos com que os estudantes possam realizar seus projetos para transformar a realidade de cada. Roraima tem um grande potencial de transformação.pontuou.
Consultora de ALIs e professora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Geórgia Patrícia celebrou o momento relembrando os desafios e resultados das ações. “Não foi fácil, mas tudo foi possível porque houve envolvimento e comprometimento. Temos que acreditar que tudo que fazemos é o melhor e quando temos parceria e paixão, tudo flui”, refletiu.
Já a ALI Janayna Barbosa celebrou os resultados positivos dos projetos aplicados nas unidades educacionais. “O projeto ALI veio para potencializar a inovação e o empreendedorismo nas escolas. Então com muita honra eu tenho como afirmar que foi um sucesso. Tivemos projetos incríveis com resultados maravilhosos que envolveram toda a comunidade escolar”, declarou.
A Faculdade Estácio é uma das parceiras do Sebrae na aplicação da Educação Empreendedora, entre outros projetos.
É muito importante esse vínculo, pois atuamos para fazer com que nossos alunos tenham essa visão empreendedora, o que acaba contribuindo com o desenvolvimento do nosso estado. ponderou.
Reconhecimento
Os projetos desenvolvidos nas 47 escolas do estado, a fim de desenvolver o lado empreendedor dos estudantes e, assim, fomentar a economia sustentável, foram homenageados durante o evento que encerrou o III Ciclo ALI.
A Escola Estadual General Penha Brasil foi uma delas. Ao longo do ciclo, promoveu a confecção de bonecas de panos e fez a venda tanto na unidade quanto de forma externa, como em festas juninas, por exemplo.
Esta homenagem é muito importante porque é o reconhecimento do envolvimento de todos que compõe a escola, porque todos botaram sua força e garra para desenvolver este projeto. explicou a auxiliar administrativo da unidade, Marta Tavares.
Além disso, quatro professores se destacaram pelos seus trabalhos e receberam uma placa em homenagem ao seu reconhecimento.
O projeto desenvolvido pela professora e coordenadora pedagógica da Escola Municipal Palmira de Castro Machado, Wellen Barroso, foi um dos destaques. A ideia consiste em os alunos e professores confeccionarem brinquedos por meio de material reciclado e venderem os produtos em uma feira.
O mais importante é que o projeto saiu da escola e algumas famílias estão aplicando a ideia no dia a dia. Então vimos o potencial dos alunos e isso é muito gratificante. Me sinto honrada por saber que contribuo com a educação e a parceria do Sebrae foi fundamental para avançarmos as etapas. destacou.
Chamado de Feira Livre Palmira, a ideia concorreu ao Prêmio Educador Transformador e ficou entre os cinco melhores projetos do país.
Fomento da Educação Empreendedora
Uma das bandeiras do Sebrae em Roraima é a Educação Empreendedora. Por esta razão, o Sebrae atua no fomento por meio de políticas públicas, visando fortalecer as ações de articulação política com os prefeitos e as secretarias de Estado.
Essas articulações ocorrem buscando sempre levar plano contínuo de capacitação aos professores e alunos, apoiando projetos de iniciativa do eixo da educação para os alunos, professores e todos que fazem parte do ecossistema. explicou a gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/RR, Elissandra Costa.
Ela acrescentou, ainda, a importância de promover os projetos por meio de ideias inovadoras e sustentáveis. “Temos o objetivo de trabalhar a parte do desenvolvimento sustentável, na melhoria da estrutura e na melhoria do acesso a esses municípios que a capital necessita”, concluiu.