Em mais uma ação de apoio aos parceiros, o Sebrae Roraima promoveu a palestra Quero Ser MEI para pessoas atendidas pela Agência de Desenvolvimento de Roraima (Desenvolve RR) na manhã desta quarta-feira (29).
Entre o público estavam pessoas já formalizadas e outras que pretendiam formalizar seus novos negócios.
Por isso, a analista da Unidade de Atendimento ao Cliente do Sebrae/RR, Wanderléia Franco, abordou pontos importantes para que o novo empreendedor sanasse todas as dúvidas.
Além da facilidade de se formalizar e adquirir um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), quem empreende como MEI ainda tem acesso a diversos benefícios e vantagens. Os principais deles incluem a possibilidade de abrir uma conta bancária da empresa, emitir notas fiscais, alugar maquinhas de cartão, participar de licitações públicas, vender para outras empresas e ter acesso a empréstimos com melhores condições para investir no seu próprio negócio. Sem contar que também fica mais fácil negociar com fornecedores para comprar insumos e produtos com melhores prazos para pagar quando se está formalizado.
O registro de MEI também garante acesso aos benefícios da Previdência Social, tais como: aposentadoria, auxílio-doença e afastamento, salário-maternidade, no caso de gestante e adotantes, além de garantias também para a família, como pensão por morte e auxílio-reclusão.
Falamos sobre as vantagens, dos benefícios e pré-requisitos para a formalização de uma empresa. E mostramos que muitas portas de negócios se abrem quando o empresário é formalizado. Com isso, é a possível participar de licitação, emitir nota fiscal como empresa, além de iniciar relacionamentos com outras empresas
O diretor de Crédito da Desenvolve RR, Mglaide Batista, explicou que o Sebrae é parceiro como agente de transformação, nas capacitações de crédito consciente EAD, educação financeira, empreendedorismo, formalização e outros temáticas voltadas para pequenos negócios para quem busca os serviços de atendimento no Sebrae.
Nossos pilares principais são o crédito, a capacitação e a educação financeira. Então o Sebrae atua como nosso parceiro nesse processo. Essa parceria é muito importante para obter o sucesso dos empreendedores
Quem se beneficiou da palestra foi a Doracy Olegari. Juntamente com o marido, ela abriu uma loja de confecções que, por enquanto, funciona na casa deles. A busca pela palestra foi justamente tirar dúvidas para formalizar o novo empreendimento. “Foi muito importante para mim, pois me ajudou e agora vamos partir para o próximo passo que é criar o MEI”, disse.
Já a Cláudia Diniz pretende abrir um mini comércio.
Achei essa iniciativa muito boa para nos ajudar a formalizar nosso negócio. Nos capacita e com certeza vai agregar ao trabalho
SEJA MEI!
Um dos principais papeis do Sebrae é fomentar os pequenos negócios. Diariamente são realizadas palestras, cursos, orientações e outros eventos a fim de desenvolver o lado empreendedor da população.
Nesse sentido, é possível entrar em contato com o Sebrae Roraima pelo número 0800 570 0800 e ter acesso a todas as informações pelo site sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/rr.