Em ambiente escolar com muita troca de conhecimento e criatividade foi desenvolvido o IV Festival da Educação Matemática, que teve dentro dele a dinâmica de uma feira de empreendedorismo, coordenado pelo professor Manoel Reildo da Escola Estadual Major Alcides, situada na zona oeste de Boa Vista, que idealizou projetos de empreendedorismo com base na metodologia Despertar, executada pela Educação Empreendedora do Sebrae nas escolas.
O festival acontece desde 2018 na escola, com foco em temáticas como sustentabilidade, economia, educação empreendedora e conteúdos transversais. Na versão de 2022, foi realizado em paralelo a Feira do Empreendedor, coordenada pelo professor Reildo, com as turmas do ensino médio, com a metodologia do Sebrae do programa Despertar, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEED).
“A escola é bicampeã estadual na categoria Ensino Médio do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, em 2021 foi finalista nacional e recentemente [dia 13 e 14 de maio] fomos em São Paulo representar o projeto de bioeconomia e ciência da perfumaria, onde conquistamos o ranking do top 10.”, explana Reildo.
Os trabalhos desenvolvidos, foram aplicados com base no programa Despertar, e visavam uma metodologia de pesquisa para serem aplicados, intitulados como “Empreendendo aprendizagens sobre funções por meio do cofre sustentável”, “Matemática e alimentação criativa e sustentável”, “Voando com a educação fiscal no bairro Asa Branca” e “Matematicando com Citrus Limon – pesquisa, culinária e curiosidades”.
Para a aluna Ester Ferreira Nascimento, o maior objetivo da execução do projeto foi alcançar o maior número de pessoas para a consciência da sustentabilidade para o mundo em que vivemos e para as gerações futuras.
“Achei muito interessante fazer esse projeto, pois nós não ligávamos para coisas recicláveis que iam pro lixo como as latas, e então surgiu a ideia de fazer um cofre desse material, que é algo que vai chamar a atenção das pessoas, que é reciclável e não vai poluir o ambiente, e ainda podemos levar para nossa vida de forma útil.”, relatou Ester.
Como resultado obtido, os alunos demonstraram grande satisfação em terem adquirido conhecimento do planejamento que é necessário para montar um negócio. O aluno Daniel Fernando, informou sobre a importância do envolvimento de todos os colegas na criação do planejamento ao desenvolvimento final do projeto, inclusive demonstrando satisfação em terem aprendido o método canvas, que é uma ferramenta para inovação que busca soluções para os problemas do negócio.
“O maior resultado que a gente adquiriu, foi a aprendizagem de todo o processo. Foi muito bom e essencial termos aprendido, pois isso fez com que várias pessoas da nossa sala quererem ser empreendedoras.”, disse Daniel.
Para a Gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Roraima, Graciela Missio, ações escolares que promovem o engajamento de todos os estudantes, quando estimulados pelos professores, fazem grande diferença na vida desses adolescentes.
“Espera-se que eles estejam mais proativos e comprometidos com o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional, quando finalizam seus projetos de empreendedorismo”, citou a gerente.
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA SEBRAE – A educação empreendedora para o Ensino Médio está estruturada com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento integral dos jovens, procurando estimular o protagonismo juvenil, sensibilizar e preparar os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, instigando-os a identificarem oportunidades e planejarem seu futuro por meio de atitudes empreendedoras.
Para atender os estudantes do Ensino Médio, existem vários cursos que compõem o portfólio do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, dentre elas: Formação de Jovens Empreendedores (orienta os estudantes a reconhecer seu potencial realizador e os incentiva a desenvolver uma postura empreendedora), Despertar (proporciona que os estudantes sejam estimulados a despertar para uma visão ampla do empreendedorismo, que engloba a cooperação, a cidadania e a ética) e Crescendo e Empreendendo (propõe uma discussão com jovens sobre trabalho, negócio e empreendedorismo).
Para participar, as secretarias de educação, instituições de ensino ou associações que trabalham com jovens interessadas em aplicar uma das soluções educacionais para com os seus estudantes devem procurar a Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae para negociar a parceria e a realização da capacitação dos professores e acessar o portal da educação empreendedora SEBRAE que possui várias formações e capacitações voltadas tanto pra o professor quanto para os alunos, que podem ser conferidas através do link:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/educacaoempreendedora.