
O gaúcho Arthur Guilherme Buss, é formado em engenharia civil e proprietário da franquia ‘Mais 1 Café’ e observou aumento da produtividade após ser atendido no ciclo 1 do ALI Produtividade – Agente Local de Inovação do Sebrae/RR.
A franquia local é a número um de vendas no Brasil entre as 500 lojas espalhadas pelo país. Primeiro, a ideia era coffee to go – pegar e levar. Mas a cafeteria se tornou um ambiente agradável para coworking e estudos, sucesso entre o público amante de café.
Em viagem para Balneário Camboriú, o empreendedor relembra que avistou a franquia na praia, onde degustou o produto e, gostou tanto, que repetiu as idas ao local para tomar café todo dia.
Conversei com o dono de lá [da franquia de Camboriú] e passei oito meses amadurecendo a ideia até que participei da convenção da marca, em novembro de 2021.
Buscando novos desafios fora da área de formação, Arthur conta que após a convenção retornou à Boa Vista com o negócio fechado.
Voltei para Boa Vista com a ideia de negócio, já em busca da locação. E uma curiosidade, eles [a franquia] não queriam esse espaço onde a loja está localizada. Estavam receosos por causa do preço do aluguel. Eu falei, vai dar certo, confiem.
Apesar de ser uma franquia com modelos de trabalho definidos, ele pontua que ainda não tinha conhecimento da vivência do dia a dia, foi quando o ALI apareceu.
Foi um aprendizado sem igual, pude observar e aprender junto com a equipe sobre controle de avaria, controle do caixa, que fazem diferença no cotidiano da empresa.
Em números, a cafeteria passou a ter uma produtividade maior com a equipe alinhada nos processos de atendimentos, conforme explicou o empresário, o Agente Local de Inovação (ALI) – Yule Brasil, que fez o atendimento de forma que possibilitou que a empresa conseguisse realizar os pedidos com antecedência e mantendo uma programação que atendesse as demandas do negócio, corrigindo as lacunas e falhas que estavam ocorrendo e podendo gerar problemas como falha de estoque. As mudanças de processos de gestão permitiram que o empresário focasse em decisões estratégicas para o café, proporcionando uma melhoria significativa na eficiência e na redução de perdas, o que certamente contribuiu para o crescimento do Mais 1 Café.
Vejo que consegui ajudar o empresário ter uma grande evolução na operação. Antes, o estoque era disperso em três locais diferentes, o que dificultava o controle diário e gerava perdas recorrentes. Foi implantada uma caderneta diária para registro de avarias e a contagem semanal do estoque, daí conseguimos centralizar as informações e dar mais transparência ao processo. Além disso, delegamos a tarefa desse controle de avarias aos gerentes, explanou o ALI Yule Brasil.
Itamira Soares, Gestora do Programa de Agente Local de Inovação Produtividade (ALI Produtividade), enfatiza que o objetivo do ALI é aumentar a produtividade do pequeno negócio por meio do controle dos indicadores de desempenho da empresa.
Fiquei bem feliz e satisfeita com o atendimento realizado aqui, pois como foi relatado pelo empresário, o ALI conseguiu fazer com que ele percebesse o que era necessário fazer ajustes. E ao seguir as orientações, sem dúvidas melhorou a sua gestão, se tornando mais seguro para gerir as próximas franquias.
