As mulheres estão cada vez mais presentes no mundo dos negócios criando produtos, serviços e metodologias inovadoras. Com o objetivo de apoiar e consolidar as microempreendedoras do projeto de empreendedorismo feminino “Sebrae Delas”, foi realizado a oficina de ferramentas digitais “Canvas, Capcut e Criação de Conteúdos”, que visa ampliar a presença digital dessas empresas.
O facilitador do evento, José Mário Marassato, explica que os recursos digitais ajudam aumentar a produtividade, as vendas, o gerenciamento das redes sociais e o relacionamento com os clientes.
“O celular é um mundo de possibilidades na palma das mãos, pois ele fornece suportes fundamentais para construir peças de marketing e vídeos, através de aplicativos como o Canva e Capcut. Dessa forma, essas ferramentas contribuem com o crescimento desse negócio e ajudam com praticidade o dia a dia dessas empreendedoras no âmbito digital”, disse Marassato.
Itamira Soares, gestora do ALI (Agente Local de Inovação), ressalta que a capacitação em marketing digital oferece às empreendedoras os conhecimentos necessários para alcançar um público maior e fortalecer suas marcas.
“Ao participar desses momentos de qualificação, essas mulheres empreendedoras têm a oportunidade de adquirir habilidades essenciais para enfrentar os desafios do mundo digital e se destacar em um ambiente cada vez mais competitivo”, afirmou a gestora.
Elisa Neves, 32, proprietária da Flor de Lirio Comunicação Visual e participante do curso, pontua que apresentar o melhor para o cliente não se limita apenas ao atendimento, e que ter um ambiente digital alinhado e organizado é de extrema importância para a comunicação entre a empresa e seu público.
“Sou microempreendedora há dois anos, e todos os dias tento passar para os meus clientes a essência dos nossos serviços com agilidade. Então esse curso possibilitou que eu aprimorasse meus conhecimentos e técnicas de marketing, o que é excelente para a evolução das minhas publicações e consequente para o meu negócio e conhecimento pessoal”, diz a empresária.
Nos últimos cinco anos, o projeto de empreendedorismo feminino “Sebrae Delas” atendeu mais de 14.230.507 de mulheres que geram trabalho, renda e incentivam outras mulheres a empreender.
Microempreendedora há quase um ano e meio, a proprietária da loja de doces e bolos Doceriana, Ana Bitencourt, 27, reforça que o auxílio que recebeu da capacitação proporcionou conhecimentos técnicos essenciais para o desenvolvimento da sua empresa.

“Melhorar o marketing nunca é demais, ainda mais com o meu negócio que é voltado para o segmento de alimentos, pois, para além do sabor a imagem é uma das chaves principais do sucesso do meu produto. Portanto, com esse curso quero desenvolver peças digitais mais dinâmicas e intuitivas com o propósito de atrair mais clientes e evidenciar nosso trabalho”, informou a microempreendedora.
SEBRAE DELAS
O Programa desenvolvido pelo Sebrae, com foco no empreendedorismo feminino, visa apoiar e fortalecer o papel das mulheres empreendedoras no Brasil. Oferecendo uma série de ações e iniciativas para capacitar, orientar e estimular o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres.
Além disso, o projeto proporciona o acesso a conhecimentos técnicos, ferramentas de gestão, mentorias, capacitações e oportunidades de networking, com o objetivo de impulsionar o crescimento e a competitividade dos empreendimentos.
A instituição reconhece a importância das mulheres no empreendedorismo e procura incentivar a participação feminina em diversos setores econômicos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país.