
Em mais uma ação estratégica voltada para o fortalecimento do setor produtivo em Roraima, foi realizado nesta sexta (13) o último dia de capacitação técnica sobre manejo produtivo na piscicultura. A formação, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sebrae Roraima e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (IATER), reuniu técnicos de diversos polos do estado, que participaram de três dias de aula teórica e dois dias de atividades práticas em campo.
O curso teve como instrutor o biólogo e empresário Adelson Santana, especialista em piscicultura. A capacitação teve como foco aprimorar os conhecimentos dos profissionais que atuam diretamente com produtores rurais, buscando a melhoria da produção aquícola e a geração de melhores resultados econômicos para os piscicultores da região.
Durante os cinco dias de curso, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos específicos da atividade, sanar dúvidas relacionadas à produção e discutir estratégias voltadas à realidade do bioma amazônico e do mercado regional.
Foi uma grande formação. Os participantes demonstraram muito interesse, tiraram dúvidas importantes sobre suas realidades no campo e puderam vivenciar a experiência do instrutor que veio especialmente do Mato Grosso. Sem dúvida, foi um momento de muito aprendizado e troca, destacou Marlisson Rodrigues, assistente técnico do Senar.
Segundo Marlisson, a capacitação teve um papel estratégico ao proporcionar conteúdos ainda não dominados pelos técnicos, contribuindo para que esses conhecimentos sejam levados aos produtores atendidos nos polos do IATER.
Esse treinamento tem o objetivo de fortalecer os técnicos com novos conhecimentos e práticas, que vão gerar mais rentabilidade, melhor produção e maior custo-benefício para os piscicultores de Roraima, completou.
Para Adelson Santana, a experiência de ministrar o curso em um estado com características tão distintas de sua realidade no Mato Grosso foi enriquecedora.
“Foi uma oportunidade muito interessante. Roraima tem clima, mercado e demandas muito diferentes do que vivemos no Centro-Oeste. Aqui, o foco é na produção de peixes para o mercado de Manaus, que exige animais maiores, o que muda toda a lógica de planejamento e manejo”, explicou o biólogo.
Ele destacou ainda o valor do intercâmbio de experiências com os técnicos locais:
Foi uma troca muito válida. Trabalhamos não com base em livros ou padrões de outros mercados, mas na realidade local, com feedback direto dos profissionais que conhecem a região e os produtores. Isso torna a formação muito mais eficaz e aplicável, afirmou Adelson.
Um dos participantes foi o técnico do IATER Júlio César, que participou da ação, reforça o papel de ajudar no crescimento da piscicultura promovido com a parceria do Sebrae e IATER.
“Foi uma excelente oportunidade de trocar conhecimentos, onde aprendemos a melhorar o manejo dos peixes na piscicultura. Nós técnicos possuímos conhecimento, e com essa ação recebemos mais informações e só tenho a agradecer pelos ensinamentos, e agora iremos levar o conhecimento adquirido para os produtores que precisam, é um grande crescimento para todos”
A ação reforça o papel das instituições no apoio técnico e estratégico ao desenvolvimento sustentável da piscicultura em Roraima. Ao integrar conhecimento prático com a vivência regional, a capacitação se consolida como mais um passo no fortalecimento da cadeia produtiva do peixe no estado.
Com iniciativas como essa, o Sebrae, o Senar e o IATER reafirmam o compromisso com a qualificação profissional, o aumento da produtividade no campo e o incentivo a práticas sustentáveis e adaptadas à realidade amazônica.