Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Logotipo do Sebrae. O nome “Sebrae” em letras maiúsculas de cor azul, acompanhado de duas barras horizontais azul na parte superior e duas na parte inferior. Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN
ASN RR
Compartilhe
ASN RR
Compartilhe

A segunda edição do evento Mentes Super Campeãs, promovido pelo Sebrae Roraima, foi marcada pela presença especial da Associação Indígena Kapoi, que reúne mais de 2 mil associados das etnias Macuxi, Wapichana e Taurepang. Representando o grupo, as artesãs e lideranças Camila e Tarcísia estiveram no Estádio Canarinho nesta quinta-feira (11), para vivenciar uma noite de inspiração e fortalecer a atuação cultural e empreendedora das comunidades.

A Kapoi é referência na preservação e difusão das tradições indígenas, atuando com artesanato, canto, dança, culinária tradicional e ensino da língua materna. Com mais de 12 anos de história, a associação tem desempenhado papel essencial na transmissão de saberes entre gerações, além de fomentar renda por meio da produção artesanal.

A artesã Camila, uma das integrantes mais atuantes da Kapoi, é responsável por ensinar técnicas tradicionais de biojoias e artesanato, como confecção de colares, pulseiras, ornamentos de cabelo e vestimentas culturais utilizadas no parixara, dança tradicional das comunidades.

“Eu ensino a fazer artesanato: colas, pulseiras, coisas de cabelo, roupas de parixara. Eu sou dançarina e também canto na língua wapichana, porque eu sou wapichana. Aqui em Boa Vista a gente tem a associação, e é muito importante para nós manter essa cultura viva”, explicou Camila.

A artesã destacou ainda a importância de levar o aprendizado adquirido no evento para dentro das comunidades.“A gente já trabalha com empreendedorismo, com a venda do artesanato, do beiju, do caxiri, damurida. Mas estar aqui, aprendendo mais para ensinar lá, é muito importante.”

Projetos culturais e fortalecimento institucional: o trabalho de Tarcísia

Vice-diretora e tuxaua da Kapoi, Tarcísia atua na estruturação de projetos culturais por meio das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, garantindo recursos para oficinas, apresentações e atividades de preservação do patrimônio indígena.

“Eu trabalho com a parte de projetos culturais, buscando fundos para manter a associação. A sabedoria da Dona Camila vira oficina: sementes, biojoias, damurida, língua materna, dança parixara, repassamos esse conhecimento para a nova geração”, explicou.

Ela destacou ainda o papel fundamental do Sebrae como parceiro da Associação Kapoi.

“O Sebrae é nosso parceiraço. Como somos uma associação sem fins lucrativos, esse apoio é essencial. O Sebrae traz conhecimento, palestra, orientação financeira. Eu queria que todos pudessem vir, mas por causa da distância e do deslocamento é difícil. Mesmo assim, esse momento é muito importante para nossos artesãos e dançarinos.”

-

Para as representantes, a participação no Mentes Super Campeãs reforça a união entre tradição cultural e construção de oportunidades econômicas. Assim como atletas e empreendedores enfrentam desafios diários para alcançar seus objetivos, as comunidades indígenas conciliam preservação cultural, produção artesanal e geração de renda sustentável.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected]
ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas