ASN RR
Compartilhe

Sebrae encerra pavilhão Juntos Pelo Agro na Expoferr 2025

Evento teve duração de cinco dias
Por Giovanna Lima
ASN RR
Compartilhe

-

O Pavilhão “Juntos pelo Agro”, promovido pelo Sebrae em parceria com o Sistema Faerr/Senar durante a Expoferr 2025, encerrou suas atividades com resultados significativos e consolidação do espaço como ponto estratégico de fortalecimento do agronegócio roraimense. Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Silvio de Carvalho, o evento reafirma o papel das instituições na promoção do desenvolvimento regional.

“Estou muito satisfeito. Essas ações contribuem diretamente para o desenvolvimento do agro em Roraima. Quando fortalecemos o conhecimento, aproximamos produtores de novas tecnologias e abrimos espaço para que pequenos e médios empreendedores apresentem seus produtos, ampliamos oportunidades de negócios e fortalecemos a economia local. É um movimento contínuo de valorização do homem do campo e de incentivo ao empreendedorismo rural”, afirmou Silvio.

De acordo com Itamira Soares, gerente da Unidade de Competitividade Agroambiental (Uagro) do Sebrae, o pavilhão alcançou sua principal proposta: proporcionar experiência, conexão e visibilidade. “Queríamos que o público conhecesse os produtos, os serviços e a capacidade empreendedora local. Tivemos resultados no Salão Internacional, satisfação dos produtores e destaque para iniciativas como o projeto do cacau, que sai da feira ainda mais fortalecido. A participação superou nossas expectativas”, destacou.

O diretor administrativo-financeiro do Sebrae, Almir Sá, também ressaltou o fortalecimento da feira. “A Expoferr cresceu, se desenvolveu e se tornou comparável às grandes feiras do Brasil. Vimos inovação, máquinas, negócios e um público presente e interessado. Todos estão de parabéns: governo, organizadores, expositores e visitantes. Foi um grande sucesso”, afirmou.

A inovação foi um dos pilares do pavilhão. Segundo Lucas Wolkartte, gerente da Unidade de Gestão de Mercado, Inovação e Serviços Financeiros (Ugims) do Sebrae, a presença de startups e instituições tecnológicas demonstrou o impacto da transformação digital no campo. “Mostramos soluções para manejo de rebanho, detecção de mastite, pesagem por inteligência artificial e outras tecnologias que aumentam produtividade e lucratividade. A inovação é determinante para a prosperidade e longevidade dos negócios rurais, e conseguimos traduzir isso na prática”, ressaltou.

Entre as empreendedoras presentes, Ana Siqueira, do Café Imeru e vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Produtora Rural, celebrou a participação. “A visibilidade após o prêmio trouxe um acolhimento ainda maior do público. As pessoas chegam mais, conversam, querem entender nossa história. Essa troca fortalece e valida o nosso trabalho”, comentou.

No último dia de programação, visitantes como Wanilda de Almeida reforçaram a importância da iniciativa para aproximar o público urbano da produção local. “A importância do Sebrae está em dar visibilidade ao homem do campo. Hoje a gente conhece produtos que são feitos aqui, que antes nem sabíamos que existiam. Do óleo à banana frita, do vinho aos móveis, tanta coisa bonita sendo produzida em Roraima. O Sebrae coloca todo mundo à frente, mostra o valor do que é nosso e fortalece quem produz. É um esforço que a gente vê e reconhece”, destacou.

O Pavilhão “Juntos pelo Agro” reforça o compromisso do Sebrae e da Faerr/Senar com o desenvolvimento sustentável, competitivo e inovador do agronegócio em Roraima, promovendo geração de renda, fortalecimento de cadeias produtivas e valorização de empreendedores e produtores rurais em todo o estado.