Com o objetivo de apoiar a comercialização de produtos e destinos de Roraima com foco no mercado internacional, foi realizado no Sebrae/RR o Workshop de Inteligência de Mercado com a Embratur.
Ao todo, 30 empresas e instituições do trade turístico de Roraima participaram da programação, que contou com uma oficina para mostrar o panorama do turismo do Brasil, além de uma dinâmica em que os participantes sugeriram ações que fomentem a comercialização de produtos e destinos de Roraima com foco no mercado exterior.
O facilitador do Workshop foi Wilson Andrade de Freitas, técnico da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), que apresentou dados sobre o turismo no Brasil, deu sugestões e debateu ações com os participantes.
“Foram apresentadas ferramentas para trabalhar a internacionalização dos destinos em Roraima. Então, a ideia é encontrar destinos que já trabalham com o turismo internacional; encontrar destinos que estão começando, para que possam melhorar sua dinâmica; e encontrar destinos que ainda não trabalham, mas que possam se inspirar com cases de sucesso apresentados no Workshop”, explicou Wilson.
O facilitador acrescentou que o momento foi bastante proveitoso. “O Workshop também foi importante para que os participantes contribuíssem com dados para que a Embratur melhore o posicionamento em relação a Roraima no exterior”, disse.
Uma das presentes foi Lena Matos. Além de ser dona de uma Agência de Turismo, ela é presidente da Agência Brasileira de Agência de Viagens (ABAV) em Roraima. Lena destacou que o evento vai agregar ao trade turístico local.
“Atualmente, o turismo ainda não é muito fomentado no estado, mas com o apoio do Sebrae e Embratur é possível criar meios para mudar essa realidade. Os atrativos de Roraima serão valorizados e evidenciados”, pontuou.
PARCERIA SEBRAE E EMBRATUR
Essa é a primeira vez que o Workshop foi realizado no estado. O evento é uma das ações que ocorre em estados brasileiros por meio do convênio do Sebrae com a Embratur, que iniciou em 2022 e encerra no primeiro trimestre de 2023.
A gerente da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae/RR, Eliene Farias, enfatizou que receber a Embratur foi um marco em Roraima.
“Isso significa que Roraima está sendo visto como um dos destinos potenciais a serem divulgados como internacional destino internacional. Então, o Workshop ocorre para definir, juntos ao público que faz parte do trade, o que é prioridade para o estado em termos de turismo e o que se pode divulgar como produto internacional”, explicou.
O Workshop, realizado no dia 06 de dezembro de 2022 no Edifício Airton Dias, em Boa Vista, está entre diversas ações que serão desenvolvidas em uma parceria entre o Sebrae e Embratur para potencializar o que Roraima tem de melhor.