O Sebrae/RR, por meio da Unidade de Competitividade Agroambiental (Uagro), esteve presente esta semana de 21 a 25 de outubro em Goiânia – GO para a ‘Missão Empresarial de Bovinocultura de Corte’. Na ocasião, os presentes visitaram propriedades atendidas pelo programa de Ateg do Senar/GO no seguimento de Bovinocultura de Corte com similaridades às atendidas pelo projeto desenvolvido pelo Sebrae/RR, onde presenciaram as melhores práticas de gestão do empreendimento rural e manejo nutricional e sanitário.
Com o apoio das instituições Sebrae/GO, Senar/GO, Sindicato de Produtores Rurais de Anápolis/GO, Sindicato de Produtores Rurais de Iporá/GO, Sindicato de Produtores Rurais de Israelândia/GO e Polo de Agronegócio, a missão tem como público-alvo produtores rurais atendidos pelo Sebrae/RR, produtores participantes do projeto RR – Bovinocultura de Corte e representantes de entidades parceiras do projeto.
As missões técnicas são eventos que possibilitam os empresários a terem contato com novos produtos e novos conceitos no que tange a atividade fim. Nesta missão, foram realizadas visitas à propriedades em diferentes estágios de maturidade, o que proporcionou aos participantes uma experiência única que lhes ajudará na tomada de decisões.
Nas visitas técnicas, os participantes tiveram acesso a novas técnicas de produção e troca de experiencias, além de proporcionar acesso a novas tecnologias no seguimento de produção de proteína, acesso a novas tecnologias na gestão de propriedades, acesso a fornecedores de insumos para o seguimento, interação com outros produtores do estado de Roraima, acesso a conhecimento inovador no seguimento de bovinocultura de Corte e abertura para o mundo dos negócios e gestão referente ao seguimento.
O gestor do projeto de Bovinocultura de Corte e analista da Uagro do Sebrae/RR, Ricardo Belem, comentou sobre o diferencial do segmento de bovinocultura em Goiânia:
Por meio dessa missão nós estamos conseguindo enxergar diversos outros segmentos dentro das propriedades visitadas que são de fundamental importância para os nossos produtores participantes da missão. Aqui nós vimos a pecuária de corte, até mesmo a pecuária leiteira, isso é muito importante para os produtores que estão participando porque eles estão tendo acesso a parte inovadora, estão vendo o que está sendo feito aqui no estado de Goiás de diferente, que está proporcionando esse alavancamento da economia do estado.
Na oportunidade, Ricardo ressaltou umas das estratégias aplicadas na bovinocultura de Goiás:
Prestamos atenção e observamos nas visitas a questão da associação familiar, muitas das propriedades visitadas nós vimos que é tocada praticamente pela família onde o pai está ensinando o filho e fazendo com que ele goste da atividade e com isso não haja o êxodo rural então é um dos pontos mais fortes da nossa visita, foi escolhido a dedo essa questão da sucessão familiar que é um ponto a ser trabalhado no estado de Roraima. E essa missão é de uma importância muito grande para o nosso estado porque os produtores que aqui vieram estão vendo tudo, como é feito, estão se capacitando através das visitas e eles poderão levar essas inovações para o estado, onde eles poderão replicar com seus vizinhos, com outros produtores e em breve os frutos serão colhidos.
Laercio Oliveira, produtor rural participante da missão, expressou a gratidão pela oportunidade:
Eu gostaria de agradecer ao Sebrae/RR pela oportunidade de conhecer novas tecnologias implantadas em outro estado. Que daqui nós consigamos levar melhoria para o nosso estado, tais como genética, instalações (…) Todas as nossas visitas foram muito proveitosas, em todos os lugares que nós visitamos.
Já o também produtor rural, Otávio Rodrigo Portella, pontuou os conhecimentos adquiridos na missão:
Uma missão muito bem organizada pelo Sebrae/RR que nos trouxe à várias propriedades para termos visão do que precisamos para o nosso estado. Foi de grande valia essa vinda a Goiás em parceria com o Sebrae e Senar, podemos ver a melhoria que nosso estado precisa na criação genética de bezerro, aprendemos como avaliar o rebanho, aprendemos a questão da alimentação (…) É uma missão excelente para nós e vamos compartilhar o conhecimento para outros produtores no município de Iracema e demais parceiros. Finalizou o produtor.