ASN RR Atualização
Compartilhe

Sebrae/RR orienta empresários sobre a importância do crédito consciente

Seminário de Orientação ao Crédito FAMPE aconteceu nesta quinta (11) e contou com a presença de instituições financeiras parceiras
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe
Sebrae/RR orienta empresários sobre a importância do crédito consciente

Empreendedores de diversas áreas participaram do Seminário de Orientação ao Crédito FAMPE, realizado na noite desta quinta-feira (11), na unidade do Sebrae do Tancredo Neves. O evento teve como objetivo orientar empresários sobre a importância de adquirir crédito de maneira prudente e consciente, por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE).

As instituições financeiras parceiras, como Sicredi, Sicoob, Caixa Econômica e Desenvolve, destacaram a importância da orientação do Sebrae para a correta aplicação dos recursos. Fernanda Baena, gestora do Projeto de Crédito do Sebrae-RR, ressaltou a importância do encontro para garantir que os empresários procurem crédito de forma consciente e assertiva.

A gente procura trazer informação para que o empresário tenha acesso ao crédito de maneira consciente. Muitas vezes ele pensa que precisa do recurso quando, na verdade, precisa de gestão financeira porque não há um controle financeiro, um fluxo de caixa. A ideia é trazer esses empreendedores para entender a importância de um crédito consciente que será aplicado da melhor forma. disse Fernanda.

Fernanda Baena, gestora do Projeto de Crédito do Sebrae-RR

Durante o seminário, representantes das instituições financeiras parceiras concordaram que empresários assistidos pelo Sebrae estão mais preparados para assumir o compromisso de adquirir crédito. Muriel Rosseti, do Sicredi, destacou a importância da parceria com o Sebrae.

Crédito é uma necessidade de todos os empresários. É uma forma deles desenvolverem e principalmente potencializar aquela ideia empreendedora que se tornou um negócio e o Sebrae fazer esse elo com a instituição financeira, nesse formato, de acesso consciente, é muito bom. O empreendedor precisa saber se ele realmente precisa do crédito e qual será a aplicabilidade e essa parceria é fundamental. explicou Rosseti.

Muriel Rosseti, Sicredi

Elen Tavares, do Sicoob, apontou que conceder crédito a empreendedores que passaram pelo Sebrae é saber que os recursos serão usados de maneira consciente.

“A gente vê uma grande diferença entre o empreendedor que passou e o que não passou pelas orientações e assessoria do Sebrae. E quando ele vem até a instituição e não é assistido, nós orientamos que ele procure o Sebrae porque sabemos que vai ser positivo e esse empresário vai pegar crédito de maneira mais consciente”, afirmou Elen.

Elen Tavares, Sicoob

Yaskara Kalffman, da Desenvolve Roraima, destacou a importância do crédito consciente.

Cada vez que nós vemos um empreendedor que passa pela capacitação do Sebrae, esse empreendedor investe melhor o recurso e faz o empreendimento decolar. Esse empreendedor não fica negativado, não atrasa parcelas e vai multiplicar esse recurso, fortalecendo o seu negócio e a economia.

Yaskara Kalffman, Desenvolve Roraima

A empresária do ramo de beleza, Franciele da Silva, afirmou que, após o seminário, tem uma melhor compreensão de como aplicar os recursos que irá pleitear por meio do FAMPE.

“Depois de ter conhecido o projeto, com certeza vou procurar pelo crédito porque vai ajudar no crescimento da minha loja, na expansão. Vou poder investir no mobiliário e no espaço (…) Esse evento é muito importante, nos ajuda a entender melhor como usar esse crédito”, disse.

Franciele da Silva, empresária no ramo de beleza

O que é o FAMPE?

O Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE) é um complemento que facilita o acesso ao crédito nos bancos pelos pequenos negócios. Mesmo com esse aval, o empreendedor ainda precisa de garantias. Os recursos do FAMPE são usados como garantia complementar no crédito contratado pelas instituições conveniadas ao Sebrae. Pequenos negócios formalizados (MEI, ME e EPP) e pequenas agroindústrias formalizadas podem solicitar este aval.

Para mais informações, acesse: Portal Sebrae FAMPE.