Na noite desta quarta-feira (3), o projeto Delas reuniu mulheres empreendedoras na sede administrativa do Sebrae-RR para discutir inteligência emocional e gestão empresarial. O encontro proporcionou um espaço de troca de experiências e conhecimento, destacando a importância das consultorias oferecidas pelo programa.
Francisca Conrado, gestora do projeto Sebrae Delas em Roraima, explicou os principais tópicos abordados no evento.
Hoje nossa pauta foi a importância das consultorias, o que são as consultorias de gestão nas áreas que já foram trabalhadas, que é a inteligência emocional, o pilar do EU e a área de finanças, que é o pilar do MEU. Nós apresentamos o trabalho dos agentes locais de inovação e do Fampe, que é o fundo de Aval do Sebrae para as mulheres do Delas que tenham interesse, bem como as inscrições do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que abrem as inscrições nesta quinta (4).
Roseli Souza, empresária da área de marcenaria e participante do Sebrae Delas, destacou os benefícios recebidos através dos atendimentos pelo programa Ali Produtividade. “Eu tinha um gargalo na minha empresa, que era a questão de precificação. Essa parte de finanças e o meu agente Ali sentou comigo, a gente passou item por item, mudamos alguns pontos, ele me alertou para coisas que eu não estava levando em consideração e o nosso resultado melhorou não só no financeiro, mas no marketing e gestão (…) Quem quiser e puder, participe.”
Roseli também comentou sobre o impacto pessoal do programa. “Já o Delas, em si, me ajuda como pessoa. Eu entendi que para ser uma boa empresária é preciso se conhecer. A parte emocional, de se cuidar, conhecer outras mulheres empreendedoras que se incentivam e se motivam… Eu estou adorando participar do Delas.”
Bianca Ferreira, agente Ali Produtividade, reforçou a transformação proporcionada pelas consultorias. “A gente nota a transformação dos empresários atendidos depois das consultorias. A gente aplica um radar, verifica as deficiências, o que está ficando preso no operacional, traz ferramentas e consultoria de fora quando necessário, abre caminhos (…) E realmente aumenta a produtividade, que é o nosso foco. Às vezes são coisas simples que fazem toda a diferença em um negócio. Focar no operacional, mas também no estratégico.”
Dani Campos, da área de treinamentos, valorizou o networking proporcionado pelo projeto. “Meu objetivo principal era networking. Isso aconteceu e está acontecendo e tem sido uma ponte para melhorar o meu desenvolvimento pessoal e profissional.”
Claudia Bras, da área de cosméticos, compartilhou sua evolução no projeto desde sua entrada.
Eu estou no projeto desde janeiro e muitas coisas mudaram. Tem a Cláudia de antes e a Cláudia de depois (…) Penso que com todo esse apoio e consultorias, eu tenho uma nova história dentro da minha gestão, como líder, como empresária e como esposa.
SEBRAE DELAS – O Sebrae Delas atua de diversas formas para potencializar os negócios e os comportamentos empreendedores das mulheres participantes. Através de qualificação, eventos, networking e conteúdo especializado, o programa utiliza a metodologia ‘Eu, Meu, Nós’. O Sebrae Delas reconhece o valor do conhecimento e a força das mulheres, e assim, apoia o empreendedorismo feminino de maneira abrangente, capacitando as participantes e fornecendo as ferramentas necessárias para que elas conquistem seus sonhos.
EU – O que a mulher precisa desenvolver em sua vida, carreira, família, saúde e outros aspectos pessoais.
MEU – O que envolve o meu negócio, ideia e projeto. Os conteúdos trabalhados nesse pilar estão alinhados ao caminho da empreendedora visando alcançar a maturidade e o crescimento do negócio.
NÓS – Assuntos que envolvem o universo feminino. Os conteúdos aqui trabalhados, visam a conexão entre participantes e também a sua conexão com outras empreendedoras afim de construir e fortalecer redes de empreendedorismo feminino.
ALI PRODUTIVIDADE – O Programa ALI tem como objetivo elevar a produtividade das micro e pequenas empresas, promovendo melhorias rápidas e de alto impacto. Além disso, o programa capacita as empresas participantes nas metodologias Sprints, para que elas possam aprender o método e utilizá-lo no futuro. Essa metodologia se baseia em aspectos de inovação e produtividade, tornando-se um programa prático e eficaz para empresários e suas equipes. O Programa ALI oferece uma oportunidade única para que as empresas possam desenvolver suas habilidades e melhorar seus resultados de maneira significativa.
FAMPE – É o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas que o Sebrae disponibiliza nos bancos conveniados. O fundo concede aval financeiro complementar aos pequenos negócios. Quando um empreendimento não tem todas as garantias necessárias para conseguir um financiamento, é o FAMPE que as complementa. O FAMPE pode garantir, de forma complementar, até 80% de uma operação de crédito contratada, dependendo do porte empresarial do solicitante e da modalidade de financiamento.