ASN RR
Compartilhe

Segunda turma do Empretec Rural encerra atividades mais engajados para o setor primário da economia

Turma 114 do Seminário da ONU passou seis dias imersivos no Edifício Airton Dias, no bairro São Francisco
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Segunda turma do Empretec Rural encerra atividades mais engajados para o setor primário da economia

Vinte e dois homens e mulheres concluíram neste sábado (22), no Edifício Airton Dias do Sebrae Roraima, no bairro São Francisco, a Turma 114 do Empretec, sendo a segunda destinada ao Empretec Rural com a participação de produtores rurais, da agricultura familiar, de cooperativas, associações e servidores públicos estaduais da Seadi (Secretaria Estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e IATERR (Instituto de Assistência Rural do Estado de Roraima).

No Empretec, os participantes dedicam, no mínimo, 8h do dia para aprimorar as 10 principais características do comportamento empreendedor, com metodologia proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas), presente em mais de 40 países.

Os dias de dedicação e abdicação dos negócios e da família despertam nos participantes a vontade de se destacar no mercado. A agora Empreteca, Lenara Wottrich, destacou na frente dos colegas a dificuldade em chegar ao último dia.

A gente lutou, desistiu, lutou de novo e eu continuei lutando, tenho certeza que tudo o que eu aprendi aqui eu vou implantar na minha empresa, aprendi bastante para minha vida pessoal e profissional.enfatizou.

Lenara Wottrich, empreteca

Participar do Empretec Rural, na visão do empresário Henrique Martins, significou crescimento e superação de expectativas. Nesta semana ele precisou se dedicar ao Seminário e contar com ajuda de colaboradores e da família para não deixar os negócios pararem.

Eu acho que nenhum empresário deveria estar no ramo sem o Empretec, a gente evolui as capacidades empreendedoras e consegue está aqui dando conta de tudo, recebi apoio de pessoas chaves como colaboradores, esposa, filhos, todos ajudaram para isso acontecer. frisou.

Henrique Martins, empresário

A diferença entre os Empretecs está nos exemplos e nas atividades conforme o setor. O diretor Administrativo do Sebrae Roraima, Almir Sá, esteve presente para reiterar palavras de apoio e estímulo para que os empreendedores saiam com mais ideias de produção e gerem mais emprego e renda para Roraima.

Satisfação em ver esse povo alegre, brotando ideias, inovações, partindo para o um novo horizonte, agora diferente. É o Empretec da ONU que o Sebrae representa, multiplica e faz novos empreendedores. ressaltou Sá.

Almir Sá, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/RR

A facilitação da Turma 114 ficou a cargo de dois consultores do Sebrae, João Nestor Meyer, de Mato Grosso e Nirval Queiroz, de Roraima.

Para Meyer, foi uma semana produtiva e que fará a diferença na vida da maioria dos Empretecos e refletirá no comércio local. “Eles se envolveram, participaram, eles efetivamente colocaram em prática os comportamentos empreendedores, foram para rua comercializar produtos, foram atrás de clientes, negociaram com fornecedores, tiveram suas dificuldades, superaram a grande maioria das dificuldades que apresentaram hoje em resultados surpreendentes”, exemplificou o facilitador.

Consultor João Nestor Meyer, do Mato Grosso

Para a gerente da Unidade de Soluções e Relacionamento do Sebrae, Noelea Sousa, a imersão valeu a pena.

Sabemos que esses empreendedores irão sair daqui diferentes, porque eles colocaram em prática as 10 características do comportamento empreendedor em uma semana, testaram essa metodologia e vão poder fazer isso no dia a dia nos seus negócios.

Noelea Sousa, gerente da Unidade de Soluções e Relacionamento do Sebrae