O mercado de energia solar tem crescido exponencialmente em Roraima, e o Sebrae, em parceria com o Sicredi, concluiu nesta sexta-feira (21) o curso de interpretação e desenvolvimento de projetos fotovoltaicos. O curso contou com a participação de 53 alunos, entre eles empresários, trabalhadores do setor de energia solar e engenheiros que atuam no setor energético.
Com as informações obtidas na capacitação, os participantes poderão prestar serviços e consultoria com mais assertividade e conhecimento sobre os projetos que envolvem energia solar. O engenheiro eletricista João Danilo afirmou que o curso foi uma oportunidade de igualar os conhecimentos do mercado local ao nível nacional.
É bom saber que agora a gente, aqui de Roraima, está bem nivelado ao resto do Brasil, na questão de projetos e execuções. Tinham alguns pontos que estávamos em falha e pudemos corrigir então foi uma oportunidade de renovar o nosso conhecimento, disse João Danilo.
José Paulino, que possui uma empresa de soluções em energia, destacou que o curso irá ajudar na boa prestação de serviços durante o atendimento, no pós-venda e também na prospecção de novos clientes.
“Foi bem interessante. Muito conhecimento para que possamos atender o público com mais excelência e qualidade, além de poder incorporar essas informações no pós-venda e na prospecção de clientes futuros”, afirmou Paulino.
Lucas Wolkartte, analista técnico do Sebrae, explicou que a crescente demanda por profissionais qualificados no setor acompanhou o crescimento exponencial da cadeia, o que motivou o Sebrae a oferecer este curso.
O Sebrae entende a necessidade de olhar mais para esse setor, que nos últimos dois anos cresceu demais no estado e que precisa de apoio e qualificação. O projeto de Energias Renováveis do Sebrae visa dar esse suporte aos integradores da cadeia de energia solar e fomentar essa cadeia, qualificando o mercado, para termos profissionais mais preparados, mais éticos e cada vez mais capacitados (…) É um curso que não acontece com frequência no estado e que agrega valor para essas empresas que irão performar melhor, trazendo economicidade para os cidadãos e sustentabilidade para Roraima, explicou.
O facilitador do curso, Isaque Guanabara, disse estar impressionado com o engajamento dos alunos roraimenses. Ele destacou o potencial para o mercado em Roraima quando comparado ao resto do Brasil.
“Pra nós, é uma satisfação muito grande concluir esse curso de introdução aos projetos fotovoltaicos no estado de Roraima. É um dos estados que apresenta o maior potencial de crescimento no mercado a nível de Brasil. Estamos atuando há mais 12 anos nesse mercado, rodando diversos estados e Roraima nos surpreendeu positivamente, tanto por esse potencial, quanto pelo engajamento dos empreendedores, que poderão crescer mais rápido e de maneira mais assertiva”, disse Isaque.
O gerente da agência Ville Roy do Sicredi, Fabiano Bosa, afirmou que existe um olhar diferenciado da instituição financeira para com o empreendedor que é capacitado e assessorado pelo Sebrae-RR.
“É uma parceria de grande importância. O Sebrae preocupado em formar empreendedores que tenham consciência do que estão fazendo e o Sicredi, como instituição financeira, tendo um olhar diferente para esse empreendedor que está sendo assessorado, diferente de quem se lança ao mercado sem estar preparado. Isso nos traz uma segurança na hora de olhar para o associado que procura o Sicredi em busca de crédito”, apontou Bosa.
SEBRAE ENERGIAS RENOVÁVEIS
O Projeto de Energias Renováveis do Sebrae, lançado neste ano, tem como missão transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil. Um dos caminhos para o consumo consciente é a utilização de energias renováveis que, além de reduzir os custos, promovem autonomia, reduzem intermitência e, consequentemente, aumentam a competitividade das empresas.
Lucas Wolkartte destacou o trabalho do projeto em duas vertentes: assessoramento e qualificação. “A gente tem 36 empresas dentro do projeto, que estão sendo acompanhadas desde o início do ano com partes de consultoria, gestão, planejamento estratégico, financeiro e também vamos trabalhar marketing e vendas e presenças digitais. Por outro lado, temos as capacitações técnicas, que serão algumas durante esse ano e esta é uma delas, a segunda voltada para projetos fotovoltaicos. A gente entendeu que ter profissionais qualificados é uma dor do empresário desse segmento então nada mais justo do que a gente pegar um ponto muito importante, que é o projeto, e ofertar essas capacitações, para que os profissionais possam atender as empresas e fazer a roda da economia girar”, concluiu.