ASN RR
Compartilhe

INFORMAÇÃO NA FEIND: Sebrae Roraima leva informação à maior Feira da Indústria de Roraima

Quatro palestras direcionadas ao empreendedorismo compuseram o último dia de Feind no Roraima Garden Shopping.
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Quatro palestras direcionadas ao empreendedorismo compuseram o último dia de Feind no Roraima Garden Shopping.

Empreendedores e interessados em ingressar no mercado de negócios participaram, na última noite da Feind 2024 (Feira da Indústria de Roraima), no Roraima Garden Shopping, do ciclo de palestras gratuitas promovidas pelo Sebrae Roraima direcionadas ao marketing digital, comportamento de mercado, registro de marca e inovação.

A Feind Roraima é promovida pela FIERR (Federação da Indústria de Roraima) e neste ano ocorreu de 23 a 25 de maio no Shopping do bairro Caçari, com intuito de fortalecer, incentivar e fomentar o empreendedorismo e a indústria no Estado, bem como aquecer a economia local.

Cerca de 96 estandes de 20 segmentos compuseram a Feind 2024, além de serviços como palestras, rodadas de negócios, trocas de experiências e de ações de parceiros governamentais e privados.

O Sebrae Roraima participou como co-realizador da Feira e dispôs de stand para atendimento a população e levou palestras às salas temáticas, visto pelo superintendente do Sebrae, Emerson Baú, como sucesso.

Com serviços e capacitações, oficinas, para auxiliar empreendedores do setor industrial e potencial empreendedores a olhar para seus negócios para melhorar e buscar novas alternativas para melhorar o fluxo de caixa, a negociação no mercado e até mesmo a internacionalização das empresas, disse.

Superintendente do Sebrae, Emerson Baú.

As palestras foram apresentadas por gestores e consultores do Sebrae Roraima. A gerente de Projeto de Mercado, Gabriele Ribeiro, abordou o “Desvendando o Mercado – Descubra como o Sebrae pode impulsionar o seu negócio”, destinado a mostrar a evolução do mercado e o que fazer para não ficar para trás.

“Abordamos alguns aspectos do mercado roraimense como desafios, oportunidades, algumas dicas em relação a atuação da empresa do mercado, se acompanha tendências, se está em relacionamento com clientes, alguns cases de empresas que tiveram sucesso e outras que não tiveram sucesso nessas mudanças de mercado”, explicou. No decorrer da palestra, Gabriele interagia com o público para envolve-lo a desenvolver mais o conteúdo, pedia exemplos e de como ele enxerga o mercado atual.

Gerente de Projeto de Mercado, Gabriele Ribeiro.

Já o gerente de Inovação e Mercado do Sebrae Roraima, Wharlison Aguiar, abordou em como o “Marketing digital – Estou investindo corretamente?” é um dos principais aliados na venda e crescimento das empresas no cenário atual.

O marketing digital é, sem dúvidas, uma das principais ferramentas que o empreendedor tem ao lado dele visto que, em especial, o brasileiro gosta de estar presente nas redes e em tudo que envolve a parte digital, então é muito importante ele compreender, saber se está fazendo o investimento certo, e fazer entender também que não existe só um único canal, ressaltou.

Gerente de Inovação e Mercado do Sebrae Roraima, Wharlison Aguiar.

Estar fora do mercado digital, segundo Aguiar, pode ser um tiro no escuro. “Provavelmente existe um vizinho que está fazendo conteúdo, usando as redes sociais, que tem uma página legal, inovadora, se você não está e seu vizinho está, você corre risco em ficar de fora do mercado”, alertou.

Wharlison Aguiar aproveitou para expor a próxima Missão Empresarial nesta temática, o RD Summit, em novembro, no estado de São Paulo, considerada uma das maiores feiras de marketing do País.  “Até lá faremos trilhas de conhecimento voltado para quem quer investir nessa área”, contou.

O Programa ALI (Agente Local de Inovação) Produtividade marcou presença nas palestras. Com tema “Transformando Negócios em Produtividade”, o agente de Inovação do Sebrae Roraima, Sylvio Fontenele, apresentou a funcionalidade do programa e como ele ajuda as empresas a impulsionar os negócios, reduzir custos e aumentar faturamento.

Temos resultados excelentes dentro do projeto ALI. Em se tratando de indústria a gente consegue trazer esse assunto para as indústrias e mostrar como a inovação pode melhorar a produtividade, justificou Fontenele.

Agente de Inovação do Sebrae Roraima, Sylvio Fontenele.

A apresentação “Como registrar a marca do seu negócio”, conduzida pelo consultor Tennessee Saraiva, falou dos riscos e benefícios dado ao empresário ao registrar a marca conforme o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

“Marca registrada é a possibilidade que o empresário tem de ser marca única no mercado no segmento que ele atua”, começou. De acordo com Saraiva, entre os benefícios está a proteção do negócio.

Se, por acaso, aparecer uma terceira, sem uso e sem autorização, ele pode requerer royalties, pedir para que se retire essa marca do mercado porque é um direito dele, pois de acordo com o Instituto diz que somente uma marca registrada só pode ter esse usufruto, mas há uma vantagem maior, a transformar a marca em franquia e torna-la mais divulgável.

“É o ponto ideal para divulgar a marca dele”, ressaltou.

Consultor Tennessee Saraiva.

Na plateia, olhos atentos às explicações. A empresária Luciene Santos, proprietária da Aroma de Luxo, segmento de perfumaria importada, agradeceu a oportunidade em aprender mais.

“Eu, empresária nova com sete meses no mercado, estou buscando mudanças, pois o mercado é um processo de mudança e a gente tem que ir se adaptando. Então, vim a feira e ter essa oportunidade é maravilhoso porque a gente abre a mente para novos conhecimentos e como eu disse, se a gente não se abastece de conhecimento o mercado engole a gente, infelizmente é assim”, frisou.

Empresária Luciene Santos, proprietária da Aroma de Luxo.

A empreendedora venezuelana Amny Depool, está há cinco anos no mercado local com a Luxos de Sonhar, empresa de cosméticos e perfumaria. Para ela, as palestras ajudaram a pensar em novas estratégias.

Somos novos em MEI, então eu queria ter mais informações e colaborações do Sebrae para aprender muito mais, pois que tenho um desafio do idioma, captar público novo e quero que minha lojinha, que tem cinco anos agora, cresça e tenha mais estratégias, mais produtividade, mais faturamento”, afirmou.

Empreendedora venezuelana Amny Depool.