Nesta quinta-feira, 23, ocorreu a abertura oficial da 6ª Edição da Feind (Feira da Indústria de Roraima), no Roraima Garden Shopping. O momento foi marcado pela assinatura do acordo para operacionalização do programa setorial Chão De Fábrica Digital entre o Governo de Roraima e o Sebrae/RR.
O evento é uma realização do Sistema Fier – Sesi, Senai e IEL, correalização do Sebrae/RR e apoio do apoio da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Roraima Garden Shopping. Após quatro anos, esta é a primeira edição realizada pós pandemia.
Sabemos que estamos vivendo um momento muito importante com a vida de chave da matriz econômica em Roraima. Na indústria houve um crescimento de 85% acima da média das outras atividades, e isso nos deixa inspirados para criar um slogan: a força da indústria que entrega e produz. Estamos aqui para fortalecer os relacionamentos e aproximar o consumidor daquilo que a indústria de Roraima tem de melhor, declarou a presidente da Federação da Indústria de Roraima, a empresária Isabel Itikawa.
Os 96 stands espalhados pela Feira reúnem diversos segmentos da indústria: Construção Civil; Confecções; Gráfico; Madeireiro; Reparação de Veículos; Mineração; Artesanato; Construção de Estradas e Terraplenagem; Panificação; Bebidas, Alimentos, Rações Animais; Softwares; Cerâmico; Moveleiro; Grãos, Serralheiro, Energias Alternativas e Comunicação Visual.
OPORTUNIDADES
A Feira abre as possibilidades com a oferta de produtos, atendimentos e serviços. Além disso, é a chance de o setor fechar negócios, fazer networking e buscar conhecimento técnico com o foco em fortalecer o setor industrial. Também é um espaço para incentivar melhorias que beneficiem o setor com a mostra da sua potência.
A Feind vem mostrar a nossa potencialidade. A nossa capacidade empreendedora é muito grande e podemos fazer muito mais. Nós temos qualidade, preço, mas precisamos de ter condições de trabalhar, enfatizou o superintendente do Sebrae/RR Emerson Baú.
Ao todo serão três dias de programação gratuita das 18h às 22h, no Roraima Garden Shopping, onde funcionada a Loja Renner.
Entre as ações desenvolvidas pelo Sebrae/RR no evento, serão realizadas as palestras: “Desvendando o Mercado”, Transformando Negócios com Produtividade” e “Como registrar a Marca do Seu Negócio”, todas gratuitas com inscrições pelo site www.ielrr.com.br.
CHÃO DE FÁBRICA
O projeto de automação, sensoriamento de linha de produção e eficiência energética tem como objetivo fomentar a transformação digital de 20 indústrias do Estado de Roraima. Nelas serão implementadas tecnologias que melhorem as linhas de produção. O Chão de Fábrica faz parte de uma das três iniciativas que compõem o “Plano de Transformação Digital de Roraima”, elaborado pela Seadi (Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação de Roraima), A execução será realizada pelo Sebrae/RR.
“Vamos entrar nas empresas por meio de consultorias especializadas que visem melhorar o sistema de produção automatizado. Como exemplo a questão do envase, do corte, então vamos conseguir dar mais produtividade aquele processo, reduzir os custos ou melhorar a qualidade. Os consultores vão nas empresas darão um atendimento direcionado para esses empreendimentos”, explicou Baú.
CENSO IMOBILIÁRIO
Na ocasião também foi apresentado ao setor imobiliário, um balanço do 1º Trimestre de 2024. Boa Vista está no top 5 das cidades com o crescimento de vendas de um trimestre para outro. Além de a intenção de compra é mais de 50%, mostrando um mercado que precisa ser atendido. O estudo é realizado pela empresa Brain Inteligência Estratégica, fruto parceria do Sinduscon/RR (Sindicado da Indústria da Construção Civil de Roraima) com a Fier e Sebrae/RR.
Quando a gente apresenta um dado desse, dentro da Feira da Indústria, mostrando que o nosso mercado é pujante, que o nosso mercado precisa de investimento, que se vende todo o produto que é apresentado, a gente fica muito feliz e inspirado, destacou o vice-presidente do Sinduscon/RR, Edgilson Dantas.
Esta é uma forma de munir o setor de informações como habitação, tipo de domicílio, material utilizado na construção, serviços de infraestrutura, urbanização. Além de mostrar a prospecção de vendas no setor. Este já é o 3º Censo realizado para o setor imobiliário de Roraima. Os dados estarão disponíveis no site do Sindicato: href="https://sinduscon-rr.org.br/">https://sinduscon-rr.org.br/