Apoiando o desenvolvimento dos produtores da agricultura familiar e indígena da região, o Sebrae Roraima firmou uma importante parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Roraima (IATER). Foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições com o objetivo de capacitar equipes técnicas do IATER e produtores rurais.
A solenidade aconteceu durante a inauguração da nova sede do IATER na tarde desta sexta-feira (15) no Parque Anauá, e contou com a presença de diversas autoridades entre eles o governador do Estado de Roraima, Antonio Denarium, o presidente do IATER Marcelo Pereira, o superintendente do Sebrae/RR Emerson Baú, o diretor técnico Doan Rabelo e o diretor de administração e finanças Almir Sá.
Essa parceria fortalece o atendimento ao produtor rural, em especial aos projetos que o Sebrae atua como a bovinocultura, fruticultura e horticultura, destacou o superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú.
Impulsionar o setor agrícola com mais qualidade, segurança e informações é um dos principais pilares desta união, pois estaremos atuando na melhoria dos produtores e também dos técnicos do IATER. Então é um grande passo para os pequenos agricultores gerarem sua renda de maneira qualificada e estratégica, acrescentou Baú.
Marcelo Pereira, presidente do IATER, explicou que essa parceria vai intensificar a jornada e a experiência dos produtores com outras produções como a do leite, cacau e café, três culturas que estão alavancando no Estado.
Com esse apoio vamos potencializar essas produções porque esse processo de capacitação traz inovação e apresenta novas tecnologias que podem ser utilizadas pelos produtores, complementou.
Todo benefício pensado na agricultura familiar, indígena ou empresarial, tem a sua devida importância, porque Roraima tem suas características próprias, além de ser um estado focado no agro, pontuou o diretor técnico do Sebrae/RR, Doan Rabelo.
Esperamos contribuir da melhor forma com este setor que move a economia do Estado, pois os produtores rurais também são pequenos empreendedores, frisou.
O governador Antonio Denarium, informou que através das capacitações os produtores vão estar aptos para melhorarem seu faturamento e ter uma contabilidade mais estruturada.
Essas orientações vão permitir que o pequeno empreendedor possa crescer tendo conhecimento sobre legislação e atividades empresariais, como fazer um planejamento de investimento, comercialização e produção, concluiu.
Essa iniciativa mostra a importância da cooperação entre o setor público e privado para o desenvolvimento dos pequenos produtores rurais e da agricultura familiar em Roraima.