O ano de 2022 ‘fechou com chave de ouro’ para 20 startups ou microempresas que participaram da Missão de Promoção Comercial no Exterior para Pequenos Negócios em Bioeconomia do Programa Inova Amazônia, que ocorreu entre 5 e 13 dezembro nas cidades alemãs Magdeburg e Berlim.
A Treeback¸ de Roraima, foi uma delas. Para o dono do empreendimento, Amaury Cerqueira, a experiência será um verdadeiro “divisor de águas” para o melhoramento do negócio.
“A missão vai agregar devido ao alto grau de maturidade do ecossistema de inovação alemão, em que poderemos traçar novas metas de internacionalização para nosso empreendimento com base em um dos maiores mercados da Europa e com alto potencial de absorção de produtos amazônicos, bem como as possibilidades reais de realizações de negócios com empresas e investidores germânicos”, iniciou.
Ele acrescentou que o momento foi muito proveitoso.
“No período que estivemos lá pudemos conhecer um dos ecossistemas de inovação mais avançados da Europa e os estudos mais recentes no âmbito da bioeconomia”, destacou Amaury.
A programação consistiu em visitas técnicas (dias de demonstração), encontros B2B (intercâmbio de contatos), além de visitas a empresas, associações, multiplicadores e centros de inovação e pesquisa (hubs).
A partir disso, a Treeback pôde trocar contatos com aceleradoras e centros de pesquisas e inovação para cooperações técnicas futuras e compartilhamento de tecnologias.
“Percebemos um grande interesse por parte deles em conhecer os produtos e serviços oriundos da Amazônia. Quanto a negócios, tivemos um dia de matchmaking com atores locais em Berlim onde pudemos realizar Elevators Pitchs e interagir com investidores e aceleradoras, na qual abrimos diversas possibilidades de negócios futuros”, pontuou.
INOVA AMAZÔNIA
A participação das startups ou microempresas na Missão à Alemanha foi de suma importância para os responsáveis pelos empreendimentos assim como para o Sebrae.
Em Roraima, o programa ocorreu pela primeira vez em 2022 e contou com 28 empresas que foram aceleradas ao longo do ano.
A gestora do programa em Roraima, Fabiana Duarte, adiantou que o projeto continuará em 2023 com o objetivo de atender as startup/empresas inovadoras que já participaram da aceleração, com consultorias e capacitações mais direcionadas a necessidade de cada empresa.
“A ação tem a finalidade de fortalecer ainda mais as empresas a firmarem-se no mercado e até, com planejamento, para expandirem seus negócios. O projeto ainda pretende atender novas startup/empresas inovadoras que queiram se capacitar, todas na temática de bioeconomia”, pontuou.
SOBRE A MISSÃO
O evento é promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Sebrae, além da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Neoventures.
Além da Treeback (RR), estiveram no evento as startups ou microempresas Amazô Kombucha (RO), Acmella Beauty (AP), Amazon Doors (AM), BIOZER DA AMAZÔNIA (AM), CARNE DE JACA (TO), Decomplast (AC), Directto (PA), Ekilibre Amazônia (PA), ENCANTOS DO LUAR (MA), Engenho Café de Açaí (AP), GreenEnergy Soluções Sustentáveis (TO), Uruçun Hidromel (PA), IKIGAI (TO), Jambu Sinimbu (PA), LioVitta (PA), Paraoil (PA), Polinorte Sustentáveis (TO), TerraMares (AM) e Terramazonia Superplants (AM).