A Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima (CECTI-RR) contou com a presença do Superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR), Emerson Baú, que participou da mesa de abertura oficial do evento. Em seu pronunciamento, ele destacou projetos e ações que contribuem para o desenvolvimento no Estado. Ele ainda ratificou o compromisso em apoiar o crescimento e a sustentabilidade por meio de programas de capacitação, acesso a crédito e incentivo à inovação.
Para os pesquisadores, estudantes, representantes de empresas e microempreendedores participantes, Emerson Baú ressaltou a necessidade dessa integração entre os setores de ciência, tecnologia e empreendedorismo para impulsionar a economia local e criar oportunidades de negócios inovadores em Roraima.
Quando a gente consegue fazer esse vínculo do que está sendo pesquisado, do que está sendo identificado como melhorias do processo da nossa realidade e o Sebrae conseguir fazer essa conexão aos pequenos negócios gerando com isso mais eficiência, produtividade, melhor qualidade, com certeza os pequenos negócios vão vender mais, vão gerar mais receitas, vão ter melhores resultados, avaliou Baú.
A CECTI ocorre no auditório da Universidade Estadual de Roraima (UERR) nos dias 21 e 22 de março. Empreendedores de projetos do Sebrae expõem seus produtos aos participantes. A Nilma Araújo, de 38 anos, trabalha com mudas micropropagadas da empresa de bioeconomia chamada ‘Biotech Mudas’. A bióloga, estudante de doutorado, participou do programa Inova Amazônia e, recentemente, foi selecionada para o Catalisa.
“A gente pretende contribuir com o meio ambiente. E aqui, expondo, que as pessoas conheçam nossa iniciativa e valorizem a biodiversidade da região amazônica”, disse Nilma. A empresa possibilita um reflorestamento mais rápido com cultivação de mudas in vitro.
O presidente da CECTI-RR é o secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Grangeiro. A ministra de Ciência e Tecnologia (MCTI), Luciana Santos, fez um vídeo, exibido na abertura, e mandou um representante, Márcio Rojas da Cruz, coordenador-geral de Ciência, Tecnologia e Inovações. Com o maior pronunciamento da mesa de autoridades, o visitante destacou as peculiaridades de Roraima e lamentou os impactos da estiagem e das queimadas.
O enfrentamento da mudança do clima passa necessariamente pela ciência e tecnologia e aí que as conferências regionais e temáticas que estão acontecendo são uma excelente oportunidade para discussão de políticas públicas estruturantes para o Brasil com ampla participação da sociedade. O diálogo permite que necessidades e realidades sejam colocadas em evidência, parabenizou Márcio da Cruz.
O reitor da UERR, Cláudio Delicato, disse que a parceria com as entidades é importante para estimular a pesquisa e o ensino. E ainda, que “esse tipo de evento visa melhorar a vida de toda a sociedade. É uma honra sediá-lo na Universidade”.
Márcio Grangeiro também representou o governador Antonio Denarium. “Esta conferência visa criar um espaço de diálogo entre o poder público, a iniciativa privada, organizações não-governamentais, a academia, para discutir temas importantíssimos para o desenvolvimento do nosso Estado”.
A palestra de abertura foi do doutor em biodiversidade e biotecnologia, Silvestre Lopes da Nóbrega, vice-reitor da Universidade Federal. De forma bem educativa para um público variado, o pesquisador explicou conceitos e ressaltou a necessidade da democratização da ciência e tecnologia. “Temos que saber quais as nossas oportunidades e quais as necessidades”, fez esse questionamento no encerramento do painel.
Rosângela Moraes, de 19 anos, estudante do curso de tecnólogo em saneamento ambiental do Instituto Federal de Roraima, participa da CECTI-RR junto com os colegas de turma. “Eu vim com meus amigos de curso, quase todos, 13 pessoas de uma sala com 15. É muito importante o que foi e será discutido aqui para que a gente veja o que precisamos e como podemos conseguir de uma forma sustentável e, é claro, com o apoio da tecnologia”, avaliou.
CECTI-RR – Com o tema ‘Para um Roraima justo, sustentável e desenvolvido”, a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI-RR) visa estabelecer um ambiente propício para o diálogo entre pesquisadores, gestores, empresários, representantes de organizações da sociedade civil organizada, estudantes e outros interessados em debater, discutir e fazer proposições para construção de políticas públicas e ações de ciência, tecnologia e inovação para o Estado, nos âmbitos público e privado. As propostas regionais serão levadas para a Conferência Regional e posteriormente a nacional, organizada pelo MCTI.
Em Roraima, é uma iniciativa do Governo por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (SEADI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPERR), em parceria com as principais instituições de ensino e pesquisa do Estado: UERR, UFRR, IFRR e ainda o Sebrae-RR e o Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação (FCTI-RR).