ASN RR
Compartilhe

Startups roraimenses podem apresentar soluções inovadoras e concorrer a R$ 100 mil

O edital para participar do programa segue aberto até 11 de março de 2024
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe

A Manaus Tech Hub (MHT) realizou com o apoio do Sebrae/RR a divulgação presencial em Roraima da 4ª Edição do programa de residência “Conexão Distrito”, nesta quarta-feira, 28. Cerca de 50 pessoas entre CEO’s de startups, acadêmicos e entusiastas das áreas de inovação participaram do momento que ocorreu no SebraeLab.

Na abertura do evento a diretoria esteve presente para incentivar os participantes a engajarem suas ideias e transformar com inovação o empreendedorismo na região.

Não é algo fácil, mas é possível. Somos privilegiados porque temos uma instituição que está comprometida com o desenvolvimento desse estado e nossa missão é apoiar os empreendedores e defender a bandeira do empreendedorismo. Estamos preparados e de portas abertas para receber vocês sempre com o olhar para o futuro. declarou o diretor técnico Doan Rabelo.

Doan Rabelo, diretor técnico do Sebrae/RR.

Já o diretor de administração e finanças Almir Sá, celebrou os participantes:

O sucesso está nas mãos de vocês e somos instrumentos colaborativos para que vocês façam a alavancagem e sejam cada vez mais bem sucedidos. disse.

Almir Sá, diretor de administração e finanças do Sebrae/RR.

O Manaus Tech Hub procurou o Sebrae/RR como instituição que promove inovação em Roraima para auxiliar na conexão com os agentes de inovação do Estado. A finalidade do programa é selecionar três startups da Amazônia Ocidental e estado do Amapá, para solucionar os desafios propostos pela empresa Compal, multinacional de origem taiwanesa dedicada ao desenvolvimento de soluções eletrônicas para notebooks, tablets e smartphones.

Trazemos esses desafios de grandes empresas, multinacionais de peso que estão no Brasil e têm desafios como qualquer outra empresa, e que podem ser solucionados com tecnologia brasileira de ponta. E quem sabe uma startup daqui é selecionada para esse programa junto com a Manaus Tech Hub para que a gente possa levar o nome do estado a outros patamares nacionais e internacionais. salientou o analista de inovação do Sebrae/RR Luã Brasil.

Luã Brasil, analista de inovação do Sebrae/RR.

A equipe do MTH composta pelo especialista em inovação, Daniel Goettenauer e a analista de inovação, Heloísa Maciel apresentou o edital aos presentes, além de fomentarem a busca por um sistema de inovação integrativo e aberto, dessa forma contribuindo para um ecossistema inovador e conectado que busque soluções transformadoras não só para região amazônica, mas para todo o Brasil e quem sabe o mundo.

A ideia é conectar e não deixar nenhum estado que pode captar esse recurso de fora, então a intenção é colocar a Boa Vista nesse circuito. As nossas prospecções nesses dias que estamos aqui foram bem animadoras. Achamos que Boa Vista tem capacidade total de atender essas necessidades devido ao trabalho executado pelos atores locais como o Sebrae. pontuou Daniel.

Daniel Goettenauer, especialista em inovação.

Ainda durante o evento, além da apresentação do edital foram realizados dois momentos para aguçar ainda mais o debate sobre inovação. Composto por Georgia Ferko, Coordenadora Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação e o Secretário de Tecnologia e Inclusão Digital na Prefeitura de Boa vista, Antonio Celso foi realizado o painel: “Conexão entre Inovação e Indústria na Amazônia Ocidental”.

Uma palestra ministrada pela Tatyane Sales, CMO na startup Mariassa, apresentou conceitos como a Inovação Aberta para as Startups e a importância desse processo de inovar.

A chamada irá destinar R$ 100 mil para cada uma das três startups selecionadas para desenvolverem soluções aos desafios apresentados. Esta edição conta com recursos oriundos da Lei de Informática, via Programa Prioritário de Indústria 4.0 (PPI4.0), coordenado pelo Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS). O edital segue aberto até o dia 11 de março, e os interessados podem entrar pelo link do Manaus Tech Hub.