O Sebrae/RR em parceira com a Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima promoveu nesta quinta-feira, 24, um encontro para apresentar os empreendedores de startups uma oportunidade de financiamento, por meio uma inciativa do Governo Federal por meio Finep Startup (Financiadora de Estudos e Projetos).
Na ocasião o representante da Finep, Kallil Maia, explicou ao público quais as possibilidades de financiamento para cada área e também um diferencial que é o financiamento não reembolsável, ou seja, o empreendedor não devolve o valor recebido, uma vez que a sua ideia tenha um grau de importância elevado para a economia do país.
Temos para as mais diversas áreas: agro, bioeconomia tratamento de resíduo, saúde. Onde as empresas que têm projeto de alto risco, projetos de alta relevância e incerteza ela pode tomar recursos não reembolsáveis para dividir nós dividirmos um pouco esse risco com ele. E as empresas inovadoras que têm produtos novos ou quer aprimorá-los, temos recursos para escalar, com juros baixos, explicou Kallil.
Apesar de o Sebrae/RR não ser a instituição que está responsável pelo recurso, atua para incentivar o empreendedorismo no Estado e sempre está em busca de munir esses empreendedores de informação e conhecimento para que encontrem a melhor forma de conseguir levar seus negócios e empresas para frente.
Kallil nos procurou para apoia-los na apresentação desse edital das para as empresas que já são clientes do Sebrae, já participaram de algum projeto ou que tem potencial para inscrever projetos e conseguir o investimento. Então, assim, nossa atuação é convidar as empresas para que elas possam vir, conhecer o edital e tirar dúvidas e quem sabe assim consegui o financiamento, pontuou a gestora dos projetos de inovação do Sebrae/RR Fabiana Duarte.
O encontro foi muito bem aproveitado por Gabriela Carvalho, ela trabalha com fruteiras nativas da Amazônia, sendo o açaí o carro chefe da empresa. Ela veio em busca de entender melhor o edital e conhecer os projetos que são realizados com o intuito de melhorar o desenvolvimento e poder alavancar seu negócio.
Precisamos desenvolver alguns aspectos de estrutura e principalmente de tecnologia dentro da empresa e descobrimos que alguns dos nossos projetos podem ser encaixados dentro Finep. Achei muito válido porque às vezes não conseguimos ter o conhecimento através das redes sociais ou por conta das atividades do dia a dia, e o Sebrae, nos mostra e alerta das possibilidades que podemos ter para continuar crescendo, celebrou Gabriela.
Para quem se interessou e quer saber mais sobre os financiamentos é só acessar o site: finep.gov.br. O fluxo é contínuo, ou seja, enquanto tiver recurso as startups podem se inscrever.