ASN RR
Compartilhe

Startup educacional é destaque da 1ª Maratona de Inovação e Empreendedorismo

Maratonas de inovação e empreendedorismo continuam, com próxima a ocorrer de 23 a 25 de junho.
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe

Ajudar as pessoas que tiveram um déficit educacional durante o período de pandemia a recuperar o conhecimento perdido. Essa é a proposta da startup Smart Edu, o grande destaque da 1ª Maratona de Inovação e Empreendedorismo. O evento, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aconteceu entre os dias 19 e 21 de maio no Centro de Ciências, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Prefeitura Municipal de Boa Vista.

Em um ambiente propício para geração de ideias e networking, oito equipes foram formadas e tiveram três dias para desenvolver projetos de empreendedorismo e inovação, contando com a orientação de mentores experientes.

Para o publicitário da Smart Edu, Eduardo Bueno Oliveira, é uma honra fazer parte da equipe destaque do evento.

“Ser destaque é maravilhoso, todos na equipe estão muito felizes. Foram três dias intensos, mas é incrível. Acredito no potencial da nossa ideia”, declarou.

Além do publicitário, a equipe conta com duas professoras e um engenheiro. A ideia surgiu após eles constatarem altos índices de evasão escolar.

“Entramos com um ensino personalizado, online e interativo, utilizando metodologias ativas para trazer de volta o conhecimento perdido durante a pandemia”, explicou.

Em segundo lugar ficou a startup Aráci Tour, que propõe fomentar o turismo sustentável por meio da tecnologia. Através de passeios em realidade virtual, os turistas podem conhecer o local antes de fechar um pacote para visitá-lo pessoalmente.

O terceiro lugar foi dividido entre três equipes. A primeira é a BV Pride, uma startup que conecta motoristas e passageiros da comunidade LGBTQIAP+ em aplicativos de transporte, visando proporcionar mais segurança para esse público.

A segunda ideia foi a BVibe, um Hub digital que reúne diversos empreendimentos de Boa Vista em uma única plataforma, facilitando para os clientes a busca de por negócios locais. A última startup a dividir o terceiro lugar é o app Seu Médico, uma plataforma onde médicos de diferentes especialidades podem ser acionados para consultas ou atendimentos de emergência.

Um dos mentores do evento foi o empresário Daniel Takaki, da InovAction, uma iniciativa que promove inovação e empreendedorismo em oito estados brasileiros. Ele destacou o potencial empreendedor da região Norte do Brasil, acreditando na capacidade dos roraimenses de criar soluções inovadoras.

“Acredito piamente na capacidade do roraimense em criar soluções para ele mesmo, isso é notável, conseguimos olhar isso no dia a dia da cidade. Boa Vista, uma cidade incrível, seus cerca de 500 mil habitantes, você consegue enxergar criatividade em tudo quanto é ponto. O Sebrae tem sido um importante fomentador de inovação na região, esses futuros empreendedores têm uma capacidade incrível de fazer coisas fora de série se tiverem as ferramentas certas”, observou.

Próximas fases – As maratonas de inovação e empreendedorismo continuam, a segunda edição deste ano está marcada para os dias 23, 24 e 25 de junho e a terceira para para o mês de julho. As equipes que participarem das maratonas irão para a segunda fase, a de aceleração, que deve ocorrer entre os meses de junho e setembro com programação presencial e online.

A terceira fase é chamada de Bootcamp, na qual os empreendedores vão escrever um plano de negócios sólido, medir suas necessidades financeiras e de parceria e dar a oportunidade de expor as suas ideias para mentores e outros empreendedores. As datas serão divulgadas em breve no site da loja do Sebrae.