
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveu em nível nacional, no sábado (27), o Startup Day. Em Boa Vista, o evento mais de 80 pessoas no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Boa Vista, em uma vasta programação com palestras e painéis, abordando diversos temas relacionados ao empreendedorismo e à inovação.
Para o diretor superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, Roraima é um estado com um forte potencial para inovação e que eventos como o Startup Day são uma excelente oportunidade para aprender sobre estratégias de validação de negócios, captação de recursos, tecnologia, entre outros assuntos relevantes.
“Os empreendedores de Roraima são inovadores por natureza. Quem empreende aqui consegue ter resultados multiplicados exponencialmente em qualquer outro lugar do Brasil. O Startup Day é uma oportunidade para empreendedores, investidores, mentores e entusiastas do ecossistema de startups se reunirem, trocarem experiências, obterem conhecimento e estabelecerem networking”, pontuou.
-
O Secretário de Tecnologia, Inovação e Inclusão Digital de Boa Vista, Celso Albuquerque, ressaltou que o CCTI está sempre de portas abertas para a inovação. “É muito bom ter parceiros como o Sebrae, com quem trabalhamos juntos para transformar Boa Vista em um grande município empreendedor. Nossa capital tem muitas oportunidades de crescimento que precisam ser exploradas”, disse.
Startups levam inovação para o setor produtivo
Um dos palestrantes do Startup Day foi o consultor de negócio do Agrihub MT, Fábio Silva. Um agrihub é um ecossistema ou rede de inovação e colaboração para o setor agrícola com o objetivo de promover o desenvolvimento e a adoção de soluções tecnológicas e práticas sustentáveis no agronegócio.
Ele afirma que no Brasil existem mais de 2 mil startups do agro e citou como exemplo a Seed for Seed, que trabalha com inteligência artificial para identificar as melhores sementes de qualquer tipo de cultivo, melhorando a classificação e garantindo com que ela de fato tenha um processo de germinação melhor, cresça e vingue na hora de colocar na lavoura.
Quanto a Roraima, Fábio ressaltou que o Estado tem grande vocação para o agronegócio e que é um ambiente propício para o surgimento de startups com soluções voltadas para o cenário local.
Existe essa segmentação de startups e pessoas que estão tentando resolver o problema de produtores rurais.

“Eu costumo dizer que o agro como um todo tem muitas oportunidades e muitos problemas e processos que precisam ser melhorados. Então, basta você ter esse olhar crítico e ter ferramentas como o Sebrae auxiliando as pessoas a começarem a ter esse despertar e criar essas ferramentas”, declarou.
-
Programação – O Starup Day ainda contou com o Painel – Inovação aberta: Explorando novas formas de inovar. Também foi ministrada a oficina Palestra “Da ideação à ação: Como começar uma Startup?”, ministrada por Ivy Cristiny, Top 1 Mentora 2021 do da Premiação Startup Awards Brasil.
O painel “Comunidades de Startup: Como vivem e do que se alimentam?” trouxe a analista de comunidades da Impact Hub Floripa, Mariê Pacheco que debateu sobre o assunto com o Agente Local de Inovação do Sebrae/RR, Yule Brasil e o gestor de Projetos na Beta-I, Léo Alencar.
A CEO da BlinDog Startup do mercado Pet, Luana Wandecy, falou sobre “Como a inovação liderada por mulheres pode transformar a sociedade?”. O gerente de Corporate Venture da Eneva, Bernardo Estefan, falou sobre inovação e empreendedorismo no setor energético.
Startup roraimense mediu consumo de carbono do evento
A startup roraimense Treeback, esteve presente no Startup Day e lançou um novo produto, um painel que media em tempo real a produção de carbono do evento. O fundador da Treeback, o empresário Amaury Cerqueira, explicou que foi feito um cálculo da quantidade de equipamentos elétricos que estão sendo usados no evento, além de outros fatores que também colaboraram para a emissão de carbono.
“Para chegar ao evento, você se deslocou da sua casa, pegou um Uber, veio de transporte próprio, de moto ou de qualquer outro meio que não seja bicicleta ou a pé. Você também carregou o celular em casa. Ou seja, calculamos as emissões diretas e indiretas para chegar a um valor aproximado no final do evento”, explicou.
-
Posteriormente, juntamente com a equipe do Sebrae, a Treeback vai definir um local que precisa ser reflorestado para compensar a emissão de carbono gerada pelo Startup Day. Cerqueira adiantou ainda que a proposta será apresentada para empresas e organizadores de eventos, despertando o interesse pela questão ambiental.
Desafio Sebrae Like a Boss – Ainda na programação do Startup Day foi realizada a seletiva estadual do Desafio Sebrae Like a Boss, que teve o resultado divulgado ao final da programação do Startup Day. As startups selecionadas após observação dos critérios de inovação, viabilidade, escala e impacto concorreram à 3 vagas, para representarem Roraima na Seletiva Nacional a ser realizada no Startup Summit em agosto.
Em primeiro lugar ficou a startup Zetta Venom Farmacêutica, que trabalha no desenvolvimento de um medicamento inovador para o tratamento de picada de cobra. Em segundo lugar ficou a Social Me, uma startup que trabalha em parceria com os setores públicos a fim de garantir qualidade do serviço e atendimento para os cidadãos.
Em terceiro lugar ficou a Treeback, startup que trabalha uma espécie de cashback de árvores com uma plataforma que permite a qualquer pessoa que faça compras online possa colaborar com o reflorestamento da Amazônia.
