ASN RR
Compartilhe

Startup Day do Sebrae/RR é marcado por palestras e vira vitrine de promissores negócios

Cerca de 100 participantes, potenciais idealizadores de novos negócios e parceiros da instituição. Programação foi realizada simultaneamente em todo o Brasil.
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Cerca de 100 participantes, potenciais idealizadores de novos negócios e parceiros da instituição. Programação foi realizada simultaneamente em todo o Brasil.

O Sebrae Roraima promoveu a 10ª edição do Startup Day, evento realizado simultaneamente em todo o Brasil para fomentar o ecossistema inovador. A programação de exposições e palestras reuniu neste sábado (16), no SebraeLab, em Boa Vista, cerca de 100 participantes, entre empreendedores, potenciais idealizadores de novos negócios e parceiros da instituição.

O Startup Day também contou com o superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, o analista de Inovação do Sebrae nacional, Gabriel Póvoa, o vice-presidente da ABStartups (Associação Brasileira de Startups), Felipe Matos, e diretores e analistas da instituição.

A programação iniciou com exposição de projetos apoiados pelo Inova Amazônia, projeto do Sebrae nacional focado em negócios inovadores em bioeconomia. É o caso da startup Treeback, do empresário Amaury Cerqueira, que há três anos tirou do papel a criação de um drone autônomo capaz de semear cápsulas no solo para o reflorestamento de áreas degradadas, especialmente na Amazônia, por meio de sementes adquiridas nas comunidades da região. Ele ainda pensou em soluções de cashbacks de árvores com grandes marcas para ajudar a recuperar as áreas afetadas. “As pessoas fazem suas compras e querem de alguma forma dar a sua contribuição ambiental”, explicou.

A chef Denise Rohnelt criou há seis meses a startup Letras Saborosas Gastronomia, que leva o mesmo nome de sua coluna no portal FolhaBV. Nela, ela oferece o melhor da inovadora culinária amazônica, como o café arábica imeru, o cogumelo yanomami e o tucupi negro – iguaria presente no cardápio da A Casa do Porco, único restaurante brasileiro entre os 50 melhores do mundo.

Toda vez que você tem o ingrediente da floresta no prato, você a salva e a deixa em pé, afirmou.

Com 24 anos de carreira marcada pelo apoio de mais de 10 mil startups que totalizam mais de R$ 1 bilhão em negócios, Felipe Matos, que ministrou a palestra “O que aprendi acelerando 10 mil startups?”, disse que os passos para ingressar no ecossistema incluem não começar sozinho, conversar com empreendedores, entrevistar potenciais clientes e entender como funciona o mercado. Ele ainda sugeriu o Sebrae como pilar nessa caminhada rumo à escalabilidade.

Eu enxergo muito potencial em Roraima e no contexto da Amazônia como um todo, porque é um diamante bruto que precisa ser lapidado. A gente tem que trabalhar para construir o ecossistema de inovação aqui, trazer os atores para que todo esse potencial possa se tornar de fato novas startups e desenvolvimento pra região, afirmou.

Felipe Matos, palestrante.

O Meetup: O protagonismo de jovens empreendedores para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, marcou o encerramento da programação. O encontro mediado pela consultora e mentora de startups Tatyane Sales, teve a participação de Lucas Souza (embaixador do Programa Gêneses, CEO da Kamb e da Cogu Amazon de Roraima) e de Juliana Nunes (CEO da Açaí Maps do Amapá). Eles contaram como venceram as dificuldades para começar a empreender. Juliana, por exemplo, lembrou que o que motivou a abrir sua startup foi o incômodo com a “bagunça” na produção local e sua baixa qualidade de gestão em seu Estado.

A programação também teve as palestras “Criei minha startup, e agora?” com Tatyane Sales, “Minuto startup: Inova Simples” com Luã Brasil (analista de Inovação do Sebrae/RR), “Tô na rede: Jornalismo Cidadão e Participativo” com Thaynná Almeida (desenvolvedora de sistemas da Rede Amazônica) e “Momento Fala Aí!” com empreendedores locais.

Tatyane Sales, ministrou a palestra “Criei minha startup, e agora?”

Startup Day

Um outro objetivo do evento era difundir a marca Sebrae Startups, uma novidade da instituição voltada para negócios que ajudam a solucionar problemas da modernidade.

A ideia da marca é acompanhar empresas nascentes de base tecnológica desde sua ideia até ganhar a escala global, explicou Luã Brasil.

Luã Brasil, analista de Inovação do Sebrae/RR.

Gabriel Póvoa, por sua vez, definiu o Startup Day como uma “pedra de toque”, usada para riscar uma joia e verificar a qualidade dela. “O Startup Day é muito isso: deixar uma marca hoje, de deixar o potencial e o valor que as startups têm. E aqui em Roraima acredito muito nesse potencial”.

Gabriel Póvoa.

Startups são empresas nascentes dos diversos segmentos que têm a capacidade de transformar um problema em solução. O Startup Day é um dia em que o Sebrae nacional trabalha para fortalecer negócios inovadores, em que a gente tem a parceria da ABStartups, dos nossos técnicos, para que a gente possa fortalecer essas empresas, disse Emerson Baú.