Com objetivo de mostrar a importância de se adequar às mudanças de mercado, além de apresentar estratégias desenvolvidas, o Sebrae/RR promoveu na terça-feira, (11) o seminário Impulsiona Mercado: Aumentando as vendas do seu negócio.
O analista técnico da Unidade de Gestão da Inovação e Mercado (UGIM), Willian Quirino, considerou o evento como um verdadeiro sucesso.
“As expectativas agora, a partir do evento, é de envolver cada vez mais os empresários que participaram, com intuito de fortalecê-los e torná-los cada vez mais competitivos. Além de ampliar a atuação de mercado e, claro, buscar aumentar a geração de receita nestas empresas”, disse.
Ao todo, 30 30 diferentes empreendedores, dos mais diversos segmentos, puderam conhecer um pouco mais do mercado tradicional e digital. Uma dessas pessoas foi a Dannyelhe Araújo, proprietária da floricultura Arte Flores.
Para ela, o momento foi importante, esclarecedor e vai agregar ao empreendimento que ela desenvolve.
“O seminário me ajudou a ter uma visão melhor do mercado e marketing digital. Peguei muitas dicas de vendas que podem ser usadas no dia a dia de qualquer empresa e fiquei muito satisfeita em poder aprender para aplicar este ensino dentro da empresa e ver os resultados”, pontuou.
PROGRAMAÇÃO
Promovido pela primeira vez em Boa Vista, o evento contou com três painéis que foram apresentados para micros e pequenos empreendedores que estiveram presentes.
O primeiro painel foi dirigido por Rosângela Chiarelli responsável pela empresa Loja Integrada de SC.
Ela abordou o e-commerce e explicou do que se trata, por meio da temática Escalada Digital: Impulsionando resultados por meio da transformação digital.
“O e-commerce é, basicamente, consiste em qualquer tipo de transação que ocorra de forma digital. Uma transferência ou um pedido de delivery, por exemplo, é um e-commerce”, iniciou.
Ela acrescentou que é necessário mostrar as particularidades dessa ferramenta e o caminho para começar a utilizá-lo. “O cliente, hoje, espera que a empresa estava on-line, independente de qual seja o serviço oferecido pela empresa”, disse.
Já o segundo painel foi Mercado Digital: Cenário e Oportunidades de Atuação, abordado pela representante do Sebrae Nacional, Janaína Camilo. Ela explicou que este instrumento saiu de uma perspectiva de o Digital era algo do futuro e passou a ser utilizado no presente.
“Esse assunto é relativamente recente no Sebrae. Estamos há pouco mais de um ano com o foco direcionado para o Mercado Digital e esse período tem muito a ver com a pandemia em que muitos negócios fecharam e outros encontram no digital a oportunidade de se manterem funcionando”, exemplificou.
O consultor do Sebrae da área Gestão Empresarial, Marcio Fabbris, falou no terceiro painel sobre o programa Comércio Brasil e seus Frutos: Indicadores e Resultados de 2022, que dá acesso a mercado às empresas atendidas pelo Sebrae.
“É uma ferramenta inovadora de acesso a novos mercados que pode ser local, interestadual e até internacional. Também tem várias análises que são feitas sobre o mercado, sobre o produto, e pode derivar para outras capacitações que o Sebrae tem e outras ferramentas que o Sebrae disponibiliza para os empresários”, detalhou.
Ele acrescentou que eventos como o Seminário são importantes para a divulgação do que Roraima tem de interessante. “É importante mostrar para os outros lugares e, principalmente, é fundamental a interação entre os empresários”, concluiu.