ASN RR Atualização
Compartilhe

Sebrae/RR reúne empresas do setor fotovoltaico para uma capacitação sobre Grid Zero e Proteção para usina solar

Ação se estende até amanhã (19)
Por Jhennifer Silva - Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe
Curso Grid zero e proteção para usina solar fotovoltaica

O Sebrae Roraima reuniu nesta manhã (18) representantes de 12 empresas no setor de energia fotovoltaica para o curso “Grid zero e proteção para usina solar fotovoltaica”, uma capacitação prática com o consultor e especialista Vinicius Ayrão.

A proposta era reunir empresas que buscam entender, dimensionar e proteger sistemas de energia solar com segurança e eficiência para promover uma imersão prática sobre o assunto e discutir sobre as inovações que surgem no setor.

Na ocasião foram abordados os conceitos e motivos técnicos do grid zero, como redes reticuladas (network), inversão de fluxo e limitações técnicas de redes de distribuição, que é fator determinante para a adoção do grid zero como solução em critérios de geração distribuída.

O que é Grid Zero

O Sistema de Controle de Redução de Potência Injetável (SCRPI), ou Grid Zero, é um sistema de controle de exportação que impede ou limita a injeção de energia na rede de distribuidora. O diferencial é que o método dispensa custos adicionais de conexão.

O sistema do Grid zero monitora a potência que está sendo fornecida pela entrada de energia e, se necessário, altera os pontos da curva do inversor de forma a limitar a geração de energia no valor de energia sendo absorvida pela rede.

Para o consultor e especialista Vinicius Ayrão, “O Grid Zero é a solução para problemas de inversão de fluxo que eventualmente acontecem. O meio mais fácil para empresas no mercado de energia ter energia solar é ser autoprodutor sem exportação. Nesse caso, usar o Grid Zero, ou seja, as empresas de energia solar vão precisar entender de armazenamento e exigências que as construções vão ter para que o empresário possa aplicar o Grid Zero de forma correta e segura ao seu cliente.”

Na oportunidade, Ayrão destacou que “O setor fotovoltaico está passando por uma série de novidades e o mercado de Roraima também, agora as empresas podem ir para o mercado livre de energia”.

Vinicius Ayrão

Mercado Livre de Energia

Enquanto no mercado cativo a energia é fornecida exclusivamente pela distribuidora local com tarifas reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Mercado Livre é um ambiente de contratação de energia no qual os consumidores podem escolher de quem comprar energia elétrica. A negociação é feita diretamente com os fornecedores ou comercializadores autorizados definindo preços, prazos e condições.

O representante da Supernova Energia Renováveis, George Giordani, destacou que o curso é uma grande oportunidade ampliar conhecimentos sobre as novas tendências do mercado:

“Eu conhecia superficialmente o assunto mas no curso a gente adquire mais conhecimento para entregar um conteúdo com qualidade cada vez melhor. E vamos adquirir muito conhecimento ainda, na primeira parte do curso tivemos uma visão mais ampla sobre a base do funcionamento do sistema e como a gente pode aplicar algumas situações mais específicas, então é um curso que vai agregar muito.”

George Giordani, da Supernova Energia Renováveis

O curso acontece pelo período da manhã e tarde e estende até amanhã (19). A ação é uma iniciativa do projeto RR Energias Renováveis do Sebrae Roraima no apoio ao desenvolvimento do setor fotovoltaico do estado.

Se você é empresário do ramo e se interessou pelo curso, siga as nossas redes sociais e acesse nossa loja para acompanhar as próximas ações voltadas ao setor fotovoltaico.