ASN RR
Compartilhe

Sebrae/RR cria projeto para auxiliar empresários do setor de energias renováveis

36 empresas aderiram a ferramenta que vem para somar e impulsionar esse mercado em Roraima
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe

As energias renováveis, em especial a solar, tem sido um setor promissor no país. Em Roraima, há o diferencial competitivo da localização geográfica, mas falta um fomento e apoio para que haja desenvolvimento e crescimento dos negócios. Para isso, o Sebrae/RR trouxe a proposta de um projeto voltado para atuar junto a esses empresários.

Nesse sentido, as atividades do Polo de Energias Renováveis iniciaram com uma capacitação técnica, nos dias 5 e 6 de março, para os consultores que vão atuar nas empresas, com uma metodologia única desenvolvida pelo consultor do Sebrae Nacional, Rafael Demetrius.

Eles receberam uma grande quantidade de ferramentas, técnicas, materiais, metodologias, e fechamos com o “kick-off”, não só para fazer a conexão, para estreitar o laço, mas também para fazer um mapeamento de problemas. Então a gente identifica os problemas que eles vivem, entende as causas, porque que esse problema acontece, gera ideias e depois dessas ideias nós estruturamos um planejamento completo para o ano de 2024. salientou Rafael.

Rafael Demetrius, consultor do Sebrae Nacional.

No último dia foi realizado um “Kick-Off”, que é uma dinâmica para alinhar as expectativas, os problemas a serem solucionados e direcionar as ações estratégicas que deram desenvolvidas para o setor. Na ocasião foi estimulado um debate guiado por Demetrius, para provocar uma tempestade de ideias que o setor precisa solucionar.

A ideia é entender os problemas enfrentados por esses empresários, as causas e encontrar ideias práticas para solucionar essas dores. Além de muni-los de técnicas e qualificações que irão impulsionar ainda mais as suas empresas no mercado.

É um projeto focado realmente em uma matriz que vem crescendo, a energia solar, hoje é a segunda maior matriz brasileira, tendo relevância no setor tanto nacionalmente quanto internacionalmente pelo potencial de sustentabilidade que ela traz, pela economicidade, pelo impacto positivo que gera no planeta. Escolhemos trabalhar nesse projeto porque entendemos que precisamos estar junto desse empresário para trazer soluções. pontuou o gestor do projeto, Lucas Costa.

Lucas Costa, gestor do projeto.

Ricardo Mucciaroni é um dos empresários que abraçou a ideia do projeto e está com muitas expectativas para a melhoria do setor em Roraima. Ele empreende a quatro anos com a Rimucci Solar Sistems e desabafou sobre as dificuldades que enfrentou quando iniciou no empreendedorismo e que continua a enfrentar por se tratar de um mercado novo, entre elas ele destacou o recrutamento de pessoas qualificadas para atuar com o serviço.

É um mercado novo, ainda está meio perdido, buscando orientação, e de repente temos uma instituição investindo nessa ideia, criando uma metodologia de apoio para que a gente consiga ter um direcionamento.  Precisamos desse apoio, de referência, porque tem uma cultura de que o empresário tem que dominar todas as áreas e não é verdade. Para cada área existe um especialista e dentro do Sebrae encontramos esse conjunto para dar direcionamento. ressaltou o empresário.

Ricardo Mucciaroni, empresário.

O projeto de Energias Renováveis tem como proposta atender todas as áreas da empresa envolvendo ações de consultoria, intervenção empresarial, treinamento, com a finalidade de melhorar a gestão de cada negócio. Ao todo 36 empresas aderiram ao projeto após a busca ativa realizada no junto aos empresários para entender a viabilidade de aplicar a proposta.