No último sábado, dia 28 de junho, o bairro Caçari, em Boa Vista, foi palco de uma celebração que uniu tradição, criatividade e empreendedorismo: o Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas 2025, realizado na sede da Associação Nipo-Brasileira de Roraima (ANIR). Com entrada gratuita, o evento contou com apoio do Sebrae Roraima, do Governo do Estado, da Secretaria de Cultura e da FETEC, reunindo cerca de 500 pessoas em uma tarde e noite de intensa programação.
A iniciativa teve como propósito principal difundir a cultura japonesa por meio de apresentações artísticas e oficinas, ao mesmo tempo em que fomentou o empreendedorismo criativo e local. O evento também representou uma importante vitrine para microempreendedores que atuam com produtos culturais, criativos e da chamada cultura geek.
Nós sempre buscamos apoiar eventos que fortaleçam e promovam o empreendedorismo local. Quando essas ações acontecem, o Sebrae Roraima está de portas abertas para que nossos clientes estejam inseridos, que possam expor seus produtos e se tornem mais conhecidos na região.Afirmou Iris Lima, analista técnica do Sebrae e gestora do Projeto Negócios Criativos.
Sebrae impulsionando negócios criativos
O Sebrae Roraima esteve presente por meio do Projeto Negócios Criativos, que oferece capacitações, consultorias especializadas e acesso a eventos para empresas do segmento da economia criativa.
“O projeto oferece cursos, oficinas, consultorias personalizadas e até descontos em missões empresariais. Também atuamos com o Sebraetec, que leva inovação para os negócios, como a implementação de lojas virtuais – algo muito útil para os expositores que estiveram presentes no Tanabata. Essas ações também incluem articulações que possibilitam aos clientes do projeto participarem de feiras e eventos, ampliando sua visibilidade e oportunidades de mercado”, destacou Iris Lima.
Durante o evento, empreendedores atendidos pelo projeto participaram da feira de negócios, apresentando produtos personalizados, artesanato e soluções criativas ao público visitante.
Eu estou aqui representando a Amart 3D, que trabalha com impressão e modelagem 3D. É gratificante ver o interesse das pessoas, a curiosidade. O apoio do Sebrae tem sido fundamental para ampliar nossa visibilidade. Já participamos de consultorias e essa foi a primeira feira com eles, está sendo uma grande oportunidade.Disse Rinchardes Milhomem Alba, empreendedor local e representante da marca Amart 3d.
Cultura, criatividade e conexões
A programação foi marcada por oficinas de origami, palestras, apresentações de Taiko (tambor japonês), danças tradicionais, peça teatral sobre o Tanabata, demonstrações de artes marciais, concurso de oratória, gastronomia japonesa e feira de negócios criativos. Destaque também para o concurso de cosplay, que atraiu fãs de cultura pop asiática de todas as idades.
A cosplayer Fabiana Nayumi Yai, vinda de São Paulo, relatou o entusiasmo com o público local:
“Está sendo uma experiência incrível participar do evento. Vim para ministrar a palestra sobre cosplay e estou encantada com o interesse do público pela cultura japonesa. É muito interessante conhecer eventos fora de São Paulo e ver o quanto essa cultura é valorizada aqui.”
Parceria que gera impacto
A diretora pedagógica da ANIR, Sandra Yuri Tsuge Kobiraki, ressaltou o impacto positivo da parceria com o Sebrae:
Nós já conhecíamos o trabalho do Sebrae e sabíamos da importância dessa parceria. O evento do ano passado foi um sucesso e este ano não foi diferente. O Sebrae movimenta a economia criativa, dá visibilidade ao nosso espaço e valoriza a cultura local.
O Tanabata Matsuri 2025 reafirmou a importância de eventos culturais como espaços de integração e desenvolvimento, e o compromisso do Sebrae Roraima em apoiar o empreendedorismo criativo, levando conhecimento, inovação e visibilidade para os pequenos negócios.