
Como parte da programação do Amazontech 2025, na noite do último dia de evento (6), ocorreu a assinatura do Pacto Amazônia pela Inovação. Essa assinatura representa um compromisso entre instituições públicas de pesquisa para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região.
Assinaram o documento, representantes do Sebrae/RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), UFRR (Universidade Federal de Roraima), Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima), Senai (Serviço Nacional da Indústria) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
O diretor superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, explicou que o objetivo do pacto é fazer com que as instituições trabalhem de maneira cada vez mais unidas no processo de fortalecimento da inovação disruptiva, por meio de startups, negócios tradicionais, em que pode trabalhar a inovação para melhorar a produtividade, a eficiência, a qualidade ou a economicidade.
A assinatura do Pacto Amazônia pela Inovação foi um momento memorável dentro do Amazonthech. Essa iniciativa é para fortalecer essas parcerias que são estratégicas para incentivar novos negócios de base tecnológica e promover a inclusão social e econômica, garantindo que a inovação caminhe lado a lado com a preservação ambiental.Comentou o superintendente.
O evento de assinatura contou com a presença do presidente da Associação Brasileira de Startups, Lindomar Góes Ferreira. Essa entidade, segundo o presidente do Sebrae/RR, reúne todas as startups no Brasil. “Ele veio a Roraima com a finalidade de fortalecer esse ambiente e trabalhar em prol do impacto do pacto de inovação da Amazônia”, comentou.
