ASN RR Atualização
Compartilhe

Sebrae apoia criação do Bosque da Ciência na UFRR com plantio de 150 árvores nativas no campus Paricarana

Ação faz parte do legado Amazontech 2025
Por Jhennifer Silva - Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe
Criação do Bosque da Ciência no campus Paricarana da UFRR

Na manhã de hoje (28) o curso de Agronomia da Universidade Federal de Roraima, em parceria com Sebrae, Treeback e Femarh realizou o plantio de árvores nativas na idealização do Bosque da Ciência.

A iniciativa integra a programação de encerramento da campanha “Novembro Verde” e consolida o compromisso do Sebrae em manter vivo o legado advindo do Amazontech 2025.

Novembro Verde 

Idealizada pela Pró reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão da Universidade Federal de Roraima, a campanha “Novembro Verde” tem como principal objetivo promover o consumo consciente. Durante a campanha, foram realizadas diversas ações de incentivo à práticas sustentáveis e conscientização ambiental dentre a comunidade acadêmica, como doações e trocas conscientes de livros, roupas, utensílios, coleta de óleos e resíduos, trilha ecológica, palestras, oficinas com a temática sustentável, mostra de cinema socioambiental e mutirão agroecológico.

Para encerrar as atividades da campanha, foi iniciado nesta manhã (28) a criação do “Bosque da Ciência”, localizado entre os blocos 6 e 7 no campus Paricarana da UFRR, uma iniciativa que busca criar um ambiente múltiplo que possa servir de educação ambiental. A ideia é desenvolver espaços sustentáveis e ecológicos com criação de orquidário, horta sensorial, criatório de animais silvestres, exposição de rochas, nascentes e muito mais.

Na ocasião, foi plantado em torno de 150 mudas de árvores nativas. Professores de agronomia, estudantes do curso, alunos de ensino médio e representantes da Pró reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão da UFRR, Sebrae e Femarh participaram da ação.

Plantação da primeira árvore no Bosque da Ciência

O Professor do curso de agronomia e responsável pela ação, Diego Cruz, ressaltou a importância da parceria Sebrae, Treeback, Femarh e UFRR na idealização do bosque:

“Estamos diante do futuro Bosque da Ciência, hoje fizemos a inauguração simbólica com plantio de árvores nativas e essa ação só foi possível graças ao apoio dos parceiros. Nós não tínhamos o sistema de irrigação e o Sebrae financiou o sistema de irrigação do nosso bosque, por meio do Sebrae nós conhecemos a Treeback que doou mudas para compor o bosque e eles trouxeram alunos de ensino médio da escola Euclides da Cunha para participarem da ação. Então nossa ideia aqui é criar esse ambiente de educação ambiental e hoje é comecinho dele.” Destacou o professor.

Diego Cruz, professor do curso de agronomia da UFRR e responsável pela ação

Legado Amazontech

Mais que um evento, o Amazontech é um legado. Com propósito de fomentar inovação, tecnologia e negócios sustentáveis na Amazônia, o Amazontech 2025 foi um espaço de articulação entre conhecimento científico e tradicional, promovendo soluções que aliam ciência, tecnologia e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Advindo desse legado, o plantio de árvores na UFRR faz parte da proposto do evento como contribuição ao meio ambiente no estado. A assessora do Sebrae Roraima presente na ação, Gilma Raquel, ressalta:

“Estamos nessa ação de reflorestamento na UFRR que faz parte ainda do legado Amazontech de contribuir, por meio do plantio de mudas, com a criação do Bosque da Ciência como forma de minimizar o impacto da produção de carbono durante o evento, essa ação reforça a nossa contribuição ambiental para o estado e nosso compromisso com a sustentabilidade.”

Gilma Raquel, assessora do Sebrae Roraima

Grata pela parceria e apoio dos envolvidos, a diretora de extensão da UFRR, Selmar Almeida, destacou que “Esse é um momento de muita gratidão, estamos aqui finalizando as atividades do Novembro Verde e essa e as outras ações que foram desenvolvidas durante a campanha foi imprescindível a colaboração dos parceiros, em nome do nosso reitor Geraldo Ticianeli eu agradeço a Femarh, ao curso de Agronomia, a startup Treeback e agradeço ao Sebrae que é um grande parceiro da Universidade, essa ação é uma continuidade do Amazontech e não acaba por aqui, o evento foi vários dias de discussões, reuniões, parcerias e muitas ideias que assim como essa, nós iremos implementar pela frente.” Garantiu a diretora.

Selmar Almeida, diretora de extensão da UFRR

Na ocasião, o CEO da Treeback, Amaury Cerqueira, ressaltou o papel da startup nesta iniciativa:

“Nós nos conectamos a essas parcerias e a essa ação para realizar o rastreamento das mudas, todas as árvores plantas aqui nós vamos fazer a captação fotográfica, colocar num mapa e disponibilizar a Universidade e aos parceiros para que as pessoas possam acompanhar o crescimento das musas, o carbono que elas estão resgatando, as espécies, a data de plantio e demais informações, isso é muito bom para que a gente consiga acompanhar o desenvolvimento do bosque ao longo dos anos. Estamos muito felizes em poder participar.”

Amaury Cerqueira , CEO da Treeback

Iniciativas como essa reforçam o compromisso do Sebrae Roraima e parceiros na construção de um meio ambiente mais ecológico e sustentável.