
Na manhã de hoje (28) o curso de Agronomia da Universidade Federal de Roraima, em parceria com Sebrae, Treeback e Femarh realizou o plantio de árvores nativas na idealização do Bosque da Ciência.
A iniciativa integra a programação de encerramento da campanha “Novembro Verde” e consolida o compromisso do Sebrae em manter vivo o legado advindo do Amazontech 2025.
Novembro Verde
Idealizada pela Pró reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão da Universidade Federal de Roraima, a campanha “Novembro Verde” tem como principal objetivo promover o consumo consciente. Durante a campanha, foram realizadas diversas ações de incentivo à práticas sustentáveis e conscientização ambiental dentre a comunidade acadêmica, como doações e trocas conscientes de livros, roupas, utensílios, coleta de óleos e resíduos, trilha ecológica, palestras, oficinas com a temática sustentável, mostra de cinema socioambiental e mutirão agroecológico.
Para encerrar as atividades da campanha, foi iniciado nesta manhã (28) a criação do “Bosque da Ciência”, localizado entre os blocos 6 e 7 no campus Paricarana da UFRR, uma iniciativa que busca criar um ambiente múltiplo que possa servir de educação ambiental. A ideia é desenvolver espaços sustentáveis e ecológicos com criação de orquidário, horta sensorial, criatório de animais silvestres, exposição de rochas, nascentes e muito mais.
Na ocasião, foi plantado em torno de 150 mudas de árvores nativas. Professores de agronomia, estudantes do curso, alunos de ensino médio e representantes da Pró reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão da UFRR, Sebrae e Femarh participaram da ação.

O Professor do curso de agronomia e responsável pela ação, Diego Cruz, ressaltou a importância da parceria Sebrae, Treeback, Femarh e UFRR na idealização do bosque:
“Estamos diante do futuro Bosque da Ciência, hoje fizemos a inauguração simbólica com plantio de árvores nativas e essa ação só foi possível graças ao apoio dos parceiros. Nós não tínhamos o sistema de irrigação e o Sebrae financiou o sistema de irrigação do nosso bosque, por meio do Sebrae nós conhecemos a Treeback que doou mudas para compor o bosque e eles trouxeram alunos de ensino médio da escola Euclides da Cunha para participarem da ação. Então nossa ideia aqui é criar esse ambiente de educação ambiental e hoje é comecinho dele.” Destacou o professor.

Legado Amazontech
Mais que um evento, o Amazontech é um legado. Com propósito de fomentar inovação, tecnologia e negócios sustentáveis na Amazônia, o Amazontech 2025 foi um espaço de articulação entre conhecimento científico e tradicional, promovendo soluções que aliam ciência, tecnologia e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.
Advindo desse legado, o plantio de árvores na UFRR faz parte da proposto do evento como contribuição ao meio ambiente no estado. A assessora do Sebrae Roraima presente na ação, Gilma Raquel, ressalta:
“Estamos nessa ação de reflorestamento na UFRR que faz parte ainda do legado Amazontech de contribuir, por meio do plantio de mudas, com a criação do Bosque da Ciência como forma de minimizar o impacto da produção de carbono durante o evento, essa ação reforça a nossa contribuição ambiental para o estado e nosso compromisso com a sustentabilidade.”

Grata pela parceria e apoio dos envolvidos, a diretora de extensão da UFRR, Selmar Almeida, destacou que “Esse é um momento de muita gratidão, estamos aqui finalizando as atividades do Novembro Verde e essa e as outras ações que foram desenvolvidas durante a campanha foi imprescindível a colaboração dos parceiros, em nome do nosso reitor Geraldo Ticianeli eu agradeço a Femarh, ao curso de Agronomia, a startup Treeback e agradeço ao Sebrae que é um grande parceiro da Universidade, essa ação é uma continuidade do Amazontech e não acaba por aqui, o evento foi vários dias de discussões, reuniões, parcerias e muitas ideias que assim como essa, nós iremos implementar pela frente.” Garantiu a diretora.

Na ocasião, o CEO da Treeback, Amaury Cerqueira, ressaltou o papel da startup nesta iniciativa:
“Nós nos conectamos a essas parcerias e a essa ação para realizar o rastreamento das mudas, todas as árvores plantas aqui nós vamos fazer a captação fotográfica, colocar num mapa e disponibilizar a Universidade e aos parceiros para que as pessoas possam acompanhar o crescimento das musas, o carbono que elas estão resgatando, as espécies, a data de plantio e demais informações, isso é muito bom para que a gente consiga acompanhar o desenvolvimento do bosque ao longo dos anos. Estamos muito felizes em poder participar.”

Iniciativas como essa reforçam o compromisso do Sebrae Roraima e parceiros na construção de um meio ambiente mais ecológico e sustentável.
