ASN RR
Compartilhe

RODA DE APRENDIZAGEM: Iniciativa do Sebrae impulsiona startups inovadoras.

Iniciativa do Sebrae Roraima promove desenvolvimento de novos modelos de negócios por meio de consultorias especializadas e testes de mercado.
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Equipes participantes recebem orientação e ferramentas para transformar ideias em modelos de negócio de sucesso.

Fomentar o surgimento de novas startups em Roraima. Foi com essa ideia que a “Roda de Aprendizagem- Proposta de Valor e Teste de Fumaça”, foi realizada nesta quarta-feira, (02), com as equipes que foram formadas durante as três maratonas de inovação e empreendedorismo ocorridas em maio e junho deste ano.

Iniciada no dia 03 de julho, o programa “Aceleração Roraima”, é uma ação do projeto de startups do Sebrae Roraima, que acompanha as etapas desses modelos de negócio que estão sendo desenvolvidos pelas equipes participantes.

“Os encontros estão sendo realizados de forma híbrida (online e presencial), com o apoio da Semente Negócios que é uma aceleradora contratada pelo Sebrae que ajuda a instituição nesse processo com consultorias e especialistas de diversas áreas para orientar essas equipes durante essa pré-aceleração” disse o analista do Sebrae/RR, Luã Andrade.

Jorge Lino, consultor da Semente Negócios, explica que o processo de aceleração funciona como um acompanhamento que busca direcionar e alinhar as ideias que a equipe tem elaborado.

“O intuito dessas reuniões é justamente para conversarmos e aperfeiçoar algumas inseguranças que essa futura startup possui através de testagens, para que ao final da jornada, esse modelo de negócio seja validado para entrar no mercado” pontua Lino.

O consultor ressalta que durante o programa, as equipes recebem diversas ferramentas e assistência de um consultor especialista da área, para que essa ideia possa se desencadear e se tornar um modelo de negócio seguro e de sucesso.

“A roda de aprendizagem é um momento presencial onde trabalhamos um tema específico com foco nas ideias presentes. Além disso, também temos workshops com temas envolvendo o mundo das startups e o mundo dos negócios” acrescentou Jorge Lino.

Antes do encontro presencial, os times participaram de dois eventos online, o primeiro foi o workshop “Testes de Mercado” no dia 31 de julho, com o consultor de inovação, Guilherme Barros e do masterclass “Negócios Sustentáveis e ESG” no dia 01 de agosto, com o líder em negócios de inovação, impacto social e ESG, Gabriel Pimenta.

Eduardo Bueno de Oliveira, um dos integrantes da equipe “Smart Edu” projeto criado no Ideathon e que está no processo de aceleração, reforça que seu time tem realizado diversas pesquisas e testes para validar sua ideia.

“A Smart Edu busca resolver o problema da defasagem estudantil causada pela pandemia da covid-19. Nossa proposta é ser uma plataforma online para os alunos que estão entrando no ensino médio ter um nivelamento de informações com conteúdos que eles acabaram perdendo durante o período pandêmico” finalizou Oliveira.

O processo de pré-aceleração, encerrará no início de setembro com um “aulão” de encerramento, para avaliar juntamente com os integrantes das equipes os pontos que deram certos dentro do modelo de negócio e quais melhorias podem ser aplicadas para os projetos serem estruturados como uma startup.