A primeira edição do programa Tecnova, executada pelo Sebrae Roraima em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Governo do Estado e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (Faperr), selecionou quatro empresas inovadoras para receberem recursos por meio de subvenção econômica. O programa estimula a inovação em empresas locais, oferecendo apoio financeiro não reembolsável para projetos que promovam desenvolvimento tecnológico e social no estado.
Os selecionados participam do Tecnova com propostas que variam entre sustentabilidade, tecnologia, inovação social e desenvolvimento econômico. O edital do programa foi aberto em junho deste ano e, após um processo rigoroso de avaliação documental e técnica, as empresas contempladas foram escolhidas com base em seus potenciais inovadores e na viabilidade dos projetos apresentados.
A coordenadora do projeto Tecnova no Sebrae, Fabiana Duarte, ressaltou a relevância do programa como um catalisador para o desenvolvimento local.
O Tecnova é um programa da Finep, executado pelo Sebrae, com o apoio do Governo do Estado e Faper. Ele consiste em recursos não reembolsáveis voltados para a inovação, beneficiando tanto as empresas quanto a sociedade local. Estamos entusiasmados por finalizar esta primeira edição com quatro empresas selecionadas, que representarão o futuro da inovação no estado afirmou Duarte.
Os contemplados expressaram entusiasmo com a oportunidade e destacaram como o programa é um divisor de águas para suas atividades. A combinação de recursos financeiros e apoio técnico permitirá que esses projetos tenham impacto direto na economia e no desenvolvimento social de Roraima.
Empresas Contempladas com Projetos Inovadores
Os vencedores do programa destacaram os benefícios financeiros e técnicos do Tecnova para impulsionar suas iniciativas em inovação e desenvolvimento sustentável:
- Green Ville
O projeto da Green Ville consiste no desenvolvimento do Jardim do Rio Branco, que visa produzir mudas em Roraima para abastecer o mercado local, reduzindo a dependência de fornecimento de outras regiões do Brasil. Segundo Alexandre Baraúna, proprietário da empresa, o projeto possibilitará a produção de 120 mil mudas de diferentes portes e atenderá tanto os clientes finais quanto os comerciantes locais. O Tecnova ajudará com aporte financeiro para a estruturação do viveiro e com apoio técnico necessário para a implementação do projeto.
-
- Orange Labs
Com seu projeto inovador, a Orange Labs pretende expandir seu aplicativo Bill, que facilitará o pagamento de contas de água, luz, telefonia e outros serviços de forma rápida e centralizada. O proprietário Leonardo Seefeld destacou que o apoio do Tecnova acelerará o desenvolvimento e o lançamento do aplicativo, beneficiando consumidores e facilitando a inclusão tecnológica no cotidiano. A startup roraimense já conta com uma equipe especializada, composta por desenvolvedores locais.
-
- Sincro – Ambiental Topografia Fundiária
O projeto da Sincro visa utilizar técnicas avançadas e tecnologias de última geração para oferecer aos produtores rurais um planejamento sustentável do uso da água e do solo. O objetivo é minimizar os impactos ambientais e oferecer ao setor rural ferramentas para gestão consciente dos recursos naturais. Vinícius de Oliveira, proprietário da empresa, destacou que o apoio do Tecnova será essencial para aquisição de equipamentos e implementação de práticas inovadoras no campo, fortalecendo o desenvolvimento sustentável do estado.
-
- Platô Filmes
O projeto da Platô Filmes consiste na criação de um estúdio de narrativas interativas e produção de conteúdo audiovisual voltado para educação a distância (EAD) com foco na Amazônia. O projeto busca explorar saberes locais, especialmente da região de tríplice fronteira, através de documentários e cursos. Thiago Briglia, proprietário da empresa, enfatizou que o programa Tecnova ajudará na estruturação do estúdio, na viabilização de conteúdos e no fortalecimento de ações de internacionalização.
O programa
O Tecnova é um programa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), executado pelo Sebrae, com apoio do Governo do Estado e da Faper. O programa oferece subvenções econômicas a empresas inovadoras com propostas voltadas para o desenvolvimento tecnológico e social. Os recursos são não reembolsáveis e destinados para a criação de produtos, processos e soluções que promovam tanto o crescimento empresarial quanto benefícios sociais no contexto local.
O programa busca estimular o ambiente empreendedor e tecnológico em Roraima, incentivando práticas sustentáveis e inovadoras que impactem positivamente a economia local.