
O Amazontech 2025 começou com oportunidades para quem empreende ou pretende entrar no mundo dos negócios. E para dar mais visibilidade, o Sebrae Roraima e a Caixa Econômica Federal implementaram no centro do evento, o Palco Hub by CEF – espaço interativo de apresentações e disseminação de informações sobre empreendedorismo e oportunidades.
Sob a responsabilidade da cerimonialista Ivy Cristine, o Palco Hub by CEF é um espaço para discussões e entendimentos sobre o panorama do desenvolvimento, tecnologia e inovação na Amazônia e em outros estados que compõem a Amazônia Legal. Além das tradicionais palestras, o espaço é a oportunidade de empreendedores locais e convidados de outras regiões apresentarem os negócios no formato pitch – mostra rápida, de 3 a 5 minutos, sobre como funciona, propostas e objetivos.
“É um espaço onde os empreendedores têm a oportunidade de resumir o negócio deles, o que estão trazendo de tecnologia e inovação e os diferenciais que eles têm no mercado. O pitch é o momento de “vender o peixe dele” e mostrar para as pessoas o que eles podem consumir como clientes ou como investidores e também fomentar o negócio”, contou.
A estreia do Palco Hub by CEF ocorreu com a apresentação do panorama do ecossistema de startups de Bioeconomia, pelo sócio da Kyvo, responsável pela Bioeconomia da Amazônia Sustentável, Hilton Menezes.
“Fiquei bastante impressionado, apesar de ter sido o primeiro palestrante, com a organização e com o ambiente. Acho que ele está bem construído, ele tá integrado dentro de uma arena empreendedora e faz todo sentido a gente falar, não só para um público específico, mas também para todos os empreendedores que estão aqui, porque até o conteúdo que a gente vem trazer tem a ver com a oportunidade de empreendedorismo”, comentou Menezes.
A BAS começou em 2023 como um evento e hoje funciona como uma conexão entre as empresas. “A gente tem que ser um habilitador, um facilitador do que tem de interessante em outras regiões para fomentar e desenvolver a região Amazônica”, complementou ao reforçar que a empresa tem se tornado uma forma de conexão em diversos atores.
Entre as startups de Roraima a se apresentar no formado pitch, a Karina Macuxi apresentou a “Moda Indígena Kawê” e os conceitos de inovação, tecnologia e sustentabilidade.
A gente procura muito sobre a questão da sustentabilidade e trazer visibilidade para o povo Macuxi e para os nossos artistas locais, as nossas comunidades do município de Pacaraima.Reforçou.
As peças de moda indígena são produzidas com itens descartáveis e matéria orgânica encontradas na natureza. “Às vezes a gente recebe doações e nós transformamos aquela peça que iria ser descartada e nós transformamos nessas peças maravilhosas”, celebrou Karina.
No primeiro dia de evento, os participantes acompanharam, a apresentação de Hilton Menezes, com a palestra “Cultura Empreendedora: Criação de Startups para o contexto Amazônico” com Heloisa Lucena (Fundação CERTI).
E ainda, o painel “Tecnologias Emergentes e o Futuro Sustentável da Floresta”, com a participação do CEO da Startup Trecback, Amaury Cerqueira; Gilberto Derze (CEO da Startup Radix); Vinicius Sirino (CEO da Startup Gamezônia), sob a mediação do gestor de inovação do Sebrae/MA, César Guimarães. Houve ainda as apresentações de cinco empreendimentos locais no formato pitch: Platbloc Construções Sustentáveis; Moda Indígena Kawê; Banana Chips; Café Imeru; e Lavrado Soluções Ambientais.
O CEO da Startup TRIBUTEI, Waldir Júnior, apresentou a palestra “Internet ruim e apagão, os desafios da startup da Região Norte Tributei para criar um negócio de milhões”, seguido pela palestra “Como uma Startup acreana venceu o ‘Desafio WhatsApp pela Amazônia’?”, por Fernanda Onofre (Ceo da Startup Wood Chat (Acre) e finalizou com apresentação de curtas metragem temáticos com intermediação da Platô Filmes.
O Palco Hub by CEF continua com uma extensa programação nesta sexta-feira (5) e Sábado (6), com apresentação de palestras e pitches de empreendimentos locais e regionais.
SOBRE O AMAZONTECH
O Amazontech 2025 é uma realização do Sebrae Nacional, Sebraes da Amazônia Legal, Sebrae Roraima, Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr), Embrapa e Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento conta com o patrocínio do Governo de Roraima, Eneva, Caixa Econômica, Finep – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ZEG, Neria, Sistemа CNA/Faerr/Senar, Prefeitura de Boa Vista, além do apoio da GAO Tech, Trashin, Treeback, Embrapii, Caer e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
