ASN RR
Compartilhe

No Amazontech, Plano Brasis aponta estratégias para acelerar crescimento do turismo internacional em RR

Os planos de ação oferecem ferramentas para que os Estados tomem decisões baseadas em dados e inteligência de mercado
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
No Amazontech, Plano Brasis aponta estratégias para acelerar crescimento do turismo internacional em RR

Integrantes do trade turístico local, gestores públicos e representantes de relacionadas ao setor se reuniram nesta sexta-feira (5), durante o Amazontech em Boa Vista, para conhecer o plano de ação proposto pelo Plano Brasis, o novo plano de marketing internacional do Brasil, para impulsionar o turismo internacional em Roraima.

A Embratur, em parceria com o Sebrae e o Governo do Estado, promoveu a apresentação que apontou estratégias e mercados internacionais que podem ser explorados para que destinos roraimenses recebam mais visitantes estrangeiros.

O encontro integrou a programação do Amazontech 2025, evento de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico da Amazônia e faz parte do movimento da Embratur para percorrer as 27 unidades da federação, incentivando que a estratégia de promoção internacional dos estados e do país como um todo seja aplicada de forma integrada e colaborativa.

Os planos de ação estaduais que integram o Plano Brasis oferecem ferramentas para que os estados tomem decisões baseadas em dados e inteligência de mercado, considerando características e atrativos locais, mas garantindo uma identidade nacional na promoção.

O secretário de Cultura e Turismo de Roraima, Alex Ferreira, representou o governador do Estado, Antonio Denarium, e o diretor do Departamento Estadual de Turismo (Dtur), Bruno Brito, também integrou o grupo.

Do Sebrae, participaram Victor Rodrigues Ferreira, da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, a diretoria executiva do Sebrae Roraima e a gerente de competitividade empresarial do Sebrae, Karen Telles; além de representantes da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec) e de secretarias de demais municípios do estado, bem como da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Associação de Guias.

Karen Telles, comentou sobre o perfil de experiência de Roraima. “O Plano Brasis conta com toda uma análise de dados a respeito dessa movimentação, das predileções dos principais roteiros turísticos e o perfil desses turistas estrangeiros. A experiência aqui de Roraima é a subida do Monte Roraima, operada pela empresa Roraima Adventures, que é cliente do Sebrae no projeto de Turismo. Tivemos o Sebrae Roraima, o Sebrae Nacional, a Embratur e o governo de Roraima juntos apresentando o resultado desse trabalho. Mostrando para o trade como é que essa estratégia de marketing vai divulgar essa experiência internacionalmente e o que nós temos que fazer”, disse.

A partir disso, a ideia é que o principal atrativo do estado seja o chamativo para a prática de outras atividades. “Se um turista que vem, por exemplo, dos Estados Unidos e quer subir o Monte Roraima, ele não vai chegar e ir direto à subida. Ele vai ficar alguns dias em Boa Vista, e vai querer fazer um passeio de barco, ou pode querer ir para um parque aquático, ou visitar a Serra Grande, assim como o Tepequém. Então uma grande experiência pode atrair outras e gerar toda uma cadeia de consumo”, explicou Karen.

Responsável pela apresentação técnica do plano, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis afirmou que o plano ajudará o estado e outras regiões do Brasil a se prepararem para uma promoção internacional dos seus destinos de forma mais assertiva.

“Estamos muito felizes, enquanto Embratur, de estar no estado de Roraima para poder de fato desenhar as ações de promoção internacional. A entrega do plano Brasis é uma entrega personalizada que a gente está fazendo em todas as unidades da federação, de maneira para que a gente tenha uma estratégia para 2026 e 2027 bastante coerente e assertiva. É a nossa entrega para ficar com esse legado, inclusive da própria gestão atual, para que o trade turístico do estado tenha a maturidade necessária para atuação no mercado internacional”, disse.

Ainda de acordo com Reis, o ecoturismo, o turismo de aventura, o turismo regenerativo, o turismo de pesca esportiva e o turismo de negócios são alguns segmentos com boa demanda no mundo para o estado.

A nossa sugestão e a nossa provocação é quais são, de fato, os mercados, os países interessados nesses produtos. E aí, quais são as relações comerciais que têm que ser construídas para isso poder acontecer?Explicou.

E Bruno Brito destacou os desafios do turismo amazônico. “É um turismo transformador, que vai ser agora o nosso farol de trabalho. Daqui para frente nós vamos concluir diversas iniciativas voltadas ao desenvolvimento dessa promoção integrada, que envolva os estados da região norte. É o Dia da Amazônia, e o momento que apresentamos um plano de marketing internacional para o estado de Roraima, um estado da Amazônia, e queremos que essa estratégia possa reverberar em todo o mercado internacional, quebrando um pouco essa bolha para o Norte”, afirmou.

Roraima sob os holofotes

A apresentação técnica abordou temas como mercados estratégicos e segmentos com potencial de crescimento para o turismo em Roraima. Conhecida como a “Terra de Makunaima”, a região oferece experiências em ecoturismo, turismo de aventura, etnoturismo e pesca, por exemplo. Entre as atrações, o Monte Roraima é um dos destaques, sendo considerado um dos melhores roteiros de trekking do mundo.

O roteiro faz parte do projeto Feel Brasil, iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae que reúne uma lista com 101 dos atrativos mais desejados do Brasil em 61 municípios das 27 unidades da Federação. Destas, 59% são lideradas por mulheres e mais de 80% contam com equipes inclusivas e engajamento com sustentabilidade social e ambiental. Tais destinos turísticos formam um portfólio competitivo de experiências, promovidas internacionalmente pela Agência.

Roraima está em processo de recuperação na chegada de turistas internacionais desde a pandemia de Covid-19. Em 2024, a região registrou a entrada de 10.868 turistas internacionais, número próximo ao observado em 2019, período pré-pandemia. Os principais mercados emissores de turistas internacionais que utilizaram Roraima como portão de entrada no ano passado foram, respectivamente: Guiana, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e Suriname.

Dados da ForwardKeys indicam um crescimento de 24% no volume de passagens aéreas emitidas para o estado até maio de 2025, em relação a 2024, para viagens com destino a Roraima ao longo de todo o ano. Os países com melhor desempenho percentual nas vendas de bilhetes nesse período são Chile, Estados Unidos, Uruguai, Espanha, Argentina, Portugal, Itália e Paraguai.

Amazontech 2025

O Amazontech 2025 é uma realização do Sebrae Nacional, Sebraes da Amazônia Legal, Sebrae Roraima, Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr), Embrapa e Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento conta com o patrocínio do Governo de Roraima, Eneva, Caixa Econômica, Finep Ministério da Ciência, Tecnologia Inovação, Sistema CNA/Faerr/Senar, Prefeitura de Boa Vista, além do apoio da GAO Tech, Trashin, Treeback, Embrapii, Caer e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).