ASN RR
Compartilhe

Maratona de Inovação: empreendedores são preparados para o desafio da transformação digital

O circuito aconteceu no período de 28 a 02 de outubro.
Por Redação
ASN RR
Compartilhe

As transformações são avassaladoras nesta era digital.  A internet rompeu barreiras geográficas e mudou a forma de empreender. O cliente está em toda parte de forma on-line, sua atenção é disputada, a cada instante, e esse universo de concorrência e inovação, exige uma nova postura para modernizar os negócios e obter bons resultados.  

-

As mudanças na área tecnológica forçam o empreendedor a buscar soluções digitais para os negócios. Essa disruptura de um modelo antigo para um novo apresenta uma mudança de comportamento que deve começar pelo próprio empreendedor para não ser tragado pelas grandes empresas ou esquecido pelos seus clientes. 

-

A Maratona de Inovação coordenada pelo Sebrae surgiu com o intuito de ajudar os empresários no processo de transformação digital e continuar firmando-se no mercado e investindo na modernização. Para analista técnica, Graciela Missio, o objetivo da Maratona foi apresentar conhecimento sobre temas inovadores e da atualidade, com dicas especiais e propostas para aplicação na prática, que foram repassadas por profissionais e especialistas da área de transformação digital e de Inovação.

-

Segundo Graciela Missio, a estratégia das empresas deve ser apoiada na tecnologia digital. “O empresário precisa estar preparado e motivado em todos os aspectos para entender esse novo momento que estamos vivendo”, explicou Graciela.

-

As palestras foram on-line e gratuitas. Para participar bastava apenas fazer a inscrição no site da loja digital do Sebrae.  O circuito aconteceu no período de 28 a 02 de outubro. Ao todo foram oferecidas 14 palestras distribuídas em 3 salas on-line. Mais de 150 pessoas foram capacitadas, entre empreendedores consolidados no mercado, novos empreendedores e pessoas que desejam iniciar um pequeno negócio e estão estudando as novas tecnologias.

-

A palavra de ordem foi reinvenção. A transformação digital exige uma nova postura do empreendedor. O desafio é adequar esse novo tempo em situações que giram em torno de ideias e inovação.  Entre os temas abordados: Cultura da inovação, Tecnologia Interativa para Publicidade e Vulnerabilidade de redes de internet: Dicas de cybersegurança para Empresas e Usuários.

-

Para o publicitário Esdras Moreira, ministrante de duas palestras, o momento para transformação digital nunca foi tão propício e existe uma gama de ferramentas para alcançar   todos os negócios. “Comparado com os anos anteriores, o consumidor é impactado por marcas de grande valor, que estão mudando a cadeia de consumo como um todo. As pessoas gostam de coisas novas, de novas experiências”, disse Esdras Moreira que apresentou um modelo com nove passos para uma digitalização dos negócios.

-

O publicitário é empreendedor na transformação digital dos negócios. Está há mais de dez anos engajado em apresentar alternativas para os empreendedores assumirem uma postura digital nesta nova geração das tecnologias móveis. 

“Digitalizar o negócio é imprescindível, transforma-lo em sua totalidade é opcional. Mas já é hora para os negócios se adaptarem e manterem-se no mercado”, explicou Esdras que durante suas palestras apresentou cases de sucesso para motivar os participantes a seguirem o desafio da digitalização que é uma tendência permanente no mercado.

-

A Maratona da Inovação trouxe informações para que os empreendedores realizassem mudanças significativas em seus negócios. Foram transmitidos dados atualizados, pesquisas de mudança do comportamento do consumidor, fatos importantes que ocorrem no mercado,  cases de negócios que realizaram pequenas transformações que geraram grandes resultados.  

-

De acordo com Graciela Missio, a Maratona da Inovação foi de grande aprendizado. “Quem participou ficou feliz e comprometido com o conteúdo que foi repassado. A gente espera ter contribuído com a transformação digital e geração da inovação porque é um processo que deve acontecer em todos os contextos empresariais”, disse Graciela.

-

-