ASN RR
Compartilhe

Mais de 30 empresas apresentam produtos inovadores e sustentáveis

Entre os produtos apresentados estão farinhas sustentáveis, óleos essenciais, desodorantes naturais e até concretos produzidos a partir de plástico reciclado
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Mais de 30 empresas apresentam produtos inovadores e sustentáveis

Mais de 30 empresas estão expondo iniciativas sustentáveis durante o Amazontech 2025, que trouxe empreendedores dos nove estados que compõem a Amazônia. Os projetos têm em comum a preocupação ambiental e o impacto social positivo em comunidades locais, contando ainda com o apoio do Sebrae para potencializar o desenvolvimento dessas iniciativas.

Entre os produtos apresentados estão farinhas sustentáveis, óleos essenciais, desodorantes naturais e até concretos produzidos a partir de plástico reciclado.

Valorização da produção local

Um dos destaques é a Sumano Ingredientes, startup do Amapá que atua na produção de farinhas de alimentos não convencionais, como castanha e banana. De acordo com a CEO Irla Pereira, a empresa busca valorizar a cadeia produtiva do estado por meio de parcerias com agricultores familiares e cooperativas.

“Para nós, estarmos aqui nesse evento é de bastante orgulho. A possibilidade de mostrar o que a gente vem fazendo lá no nosso estado, não só para as pessoas daqui de Roraima, mas também para os vizinhos da Guiana. Participamos de rodadas de negócios ontem e hoje, e foi um momento bastante válido para a gente. Ficamos muito gratos com a oportunidade”, ressaltou.

Plástico que vira cimento

Outro exemplo de inovação é a Green Tech Polinorte, de Tocantins, que transforma resíduos plásticos em cimento sustentável para a construção de casas populares. O representante da empresa, Alex Alves, explica que a proposta vai além da reciclagem.

Com isso, retiramos o plástico que iria para o aterro sanitário e o convertemos em material para a construção civil. Já estamos atuando em quatro municípios do Tocantins e temos 225 casas populares programadas para execução até 2026.Destacou.

Inovação amazônica

O Amazontech 2025 se consolida como vitrine para iniciativas de impacto socioambiental, evidenciando a capacidade da região amazônica de produzir soluções inovadoras que aliam sustentabilidade, geração de renda e valorização da economia local.