No segundo dia da Conferência Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação (CT&I), na sexta-feira (22), na Universidade Estadual de Roraima (UERR), uma palestra promovida pelo superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, trouxe reflexões cruciais sobre a integração da ciência e da inovação nos setores produtivos.
Com atenção para os desafios e oportunidades, Baú destacou a crescente proximidade entre ciência, tecnologia e mercado, ressaltando a importância das instituições e empresas compreenderem e adotarem tais avanços em prol de sua competitividade e relevância no cenário atual. A palestra também destacou a importância de explorar o potencial transformador da união entre esses pilares, delineando caminhos estratégicos para promover o crescimento sustentável e a competitividade no cenário atual.
É crucial que todas as empresas reconheçam a importância da ciência na geração de inovações e da tecnologia para se destacarem no atual mercado competitivo. A integração entre esses campos oferece benefícios substanciais, capacitando tanto as empresas quanto as instituições públicas a atenderem às novas demandas e se adaptarem aos modelos de negócios em constante evolução. enfatizou Baú.
Segundo Graciela Missio, analista UGIMS e responsável pelo apoio do Sebrae ao evento, a conferência reflete uma iniciativa de âmbito nacional, além de construir políticas públicas direcionadas à inovação, tecnologia e ciências em nível estadual.
Ela ainda enfatizou a necessidade de fortalecer esse tripé, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento contínuo e a geração de impacto positivo.
Nosso objetivo é construir políticas públicas que impulsionem a inovação, a tecnologia e as ciências em nosso estado. Acreditamos que fortalecer esse tripé é fundamental para promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável. destacou Graciela Missio.
A participação de expositores como a psicóloga Jessik Pereira, que conquistou o 2º lugar na premiação Centelha com o projeto “Aprendizagem Guiada – Aprendizagem Multissensorial”, reafirma o potencial transformador da ciência com a inovação na prática.
A pesquisadora compartilhou sua trajetória desde a elaboração de pesquisas sobre dificuldades de aprendizagem até a idealização de um guia didático utilizando métodos multissensoriais, resultando em uma abordagem pioneira que integra tecnologia e educação.
O uso da tecnologia aliado a métodos multissensoriais pode revolucionar a educação e proporcionar experiências de aprendizagem mais eficazes e inclusivas. Estou realizada em compartilhar os resultados do meu projeto e poder contribuir para avanços significativos nesse campo. compartilhou Jessik Pereira.
Este trabalho exemplifica como a criatividade aliada ao conhecimento científico pode gerar soluções inovadoras e impactantes. A proposta une o método multissensorial com rastreador ocular que permite identificar quanto tempo de fixação temos durante o aprendizado e permitir diversas correções no processo de aprendizagem como a leitura.
CT&I/RR – Com o tema ‘Para um Roraima justo, sustentável e desenvolvido’, a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação buscou estabelecer um ambiente propício para o diálogo entre pesquisadores, gestores, empresários, representantes de organizações da sociedade civil organizada, estudantes e outros interessados em debater, discutir e fazer proposições para construção de políticas públicas e ações de ciência, tecnologia e inovação para o estado, nos âmbitos público e privado. As propostas regionais serão levadas para a Conferência Regional e posteriormente a nacional, organizada pelo MCTI.