ASN RR
Compartilhe

Demoday Roraima apresenta soluções inovadoras desenvolvidas por startups

Evento final do programa Inova Amazônia celebra inovação e bioeconomia, premiando startups que utilizam a biodiversidade local
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Demoday Roraima apresenta soluções inovadoras desenvolvidas por startups

O Sebrae/RR, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (FAPERR), realizou na noite da última sexta-feira (23) o Demoday Roraima, evento que apresentou os resultados das startups participantes do Programa Inova Amazônia 2024.

O Programa Inova Amazônia em Roraima – Módulo Tração, beneficiou 20 startups com bolsas de apoio, custeadas igualmente pelo Sebrae Nacional e pelo Governo do Estado, através da FAPERR. Durante os seis meses do projeto, foram realizadas capacitações, workshops e atividades práticas voltadas para bioeconomia, sustentabilidade e planejamento estratégico.

Valéria Schneider, analista do Sebrae Nacional e responsável pelo Inova Amazônia, destacou a biodiversidade como um diferencial das startups da região Norte.

Os negócios da Amazônia se diferem das startups da região Sul, da região Sudeste, da região Centro-Oeste, pela sua biodiversidade. Então por que não usar isso de maneira a trazer um benefício para aqueles empresários que estão se favorecendo desses recursos, trazendo soluções que também gerem um impacto positivo? Nós procuramos, por meio do Inova, identificar essas ideias, essas empresas que possam se desenvolver por meio da inovação, e desenvolver novas soluções para a floresta. disse Valéria.

Valéria Schneider, analista do Sebrae Nacional

Emerson Baú, Diretor Superintendente do Sebrae/RR, explicou o programa e destacou os potenciais da região amazônica.

Hoje encerramos um ciclo do Inova Amazônia, que transforma startups que já estavam em processo de estruturação para a fase de comercialização e geração de receita. É importante mostrar para o Brasil e para o mundo que nossa região não é apenas produtora de biojoias ou produtos exóticos, mas também de tecnologia, inovação, produtos e soluções de mercado que podem ser mundiais.

Emerson Baú, Diretor Superintendente do Sebrae/RR

O professor José Beethoven, Diretor administrativo da FAPERR, salientou a importância das pequenas empresas no mercado local.

É fundamental à FAPERR que esse movimento de inovação ganhe força dentro do estado. É por meio disso que nós vamos ter uma pungência maior nesse setor que causa grande empregabilidade. E essa inovação vem bem mais forte quando inserida dentro de um programa como esse, com essas pequenas empresas que estão tendo esse destaque. Pra nós é sempre uma satisfação participar e estimular o empreendedorismo no estado.

José Beethoven, Diretor administrativo da FAPERR

O Demoday marcou o fim do programa de aceleração, realizado em parceria entre Sebrae e Governo do Acre, promovendo eventos, workshops, mentorias, consultorias e outras ferramentas que ajudaram as empresas a se desenvolverem. As 20 startups participantes tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos a uma banca de jurados e ao mercado, mostrando o que foi desenvolvido ao longo dos seis meses. Três delas foram premiadas pelo seu destaque.

Karynna Stael Makuxi, empresária e turismóloga da startup Kauwe Turismo, compartilhou seu entusiasmo ao ver o etnoturismo ganhar destaque.

Estou imensamente feliz, pelo meu povo e minha comunidade. Projetos como esse trazem esperança de levar mais conhecimento ao público e ampliar as propostas de turismo junto aos povos indígenas.

Karynna Stael Makuxi, empresária e turismóloga

Thiago Briglia, da Platô Filmes, também foi um dos destaques da noite, com um projeto voltado para a criação de um estúdio e centro de qualificação em criação de conteúdo, focado na promoção da sustentabilidade e na conscientização sobre a Amazônia.

Muito bacana esse reconhecimento. Somos uma empresa que já está no mercado há 10 anos e ainda está descobrindo novos mercados. O programa é um marco dessa nova fase da Platô, que vai pensar em expandir o raio de atuação pensando na inovação para, de fato, se consolidar no mercado regional e internacional.

Amaury Cerqueira, da startup Treeback, foi o grande destaque da noite. A empresa utiliza inteligência artificial em prol da preservação e reflorestamento da Amazônia com drones.

Ganhar o primeiro lugar é muito bom. É reconfortante e nos dá um gás para continuar fazendo o melhor que pudermos, não só pelo estado, mas pela Amazônia e também levar o nome do Sebrae ao mais alto nível. Afinal, se não fosse pelo Sebrae e o Inova, a Treeback não existiria.

Amaury Cerqueira, da startup Treeback

O que é o Inova Amazônia?

É um programa para fortalecer a bioeconomia na Amazônia e fomentar o crescimento econômico com inovação aberta, aliado à conservação ambiental. Uma iniciativa que busca potencializar o empreendedorismo na Amazônia Legal a partir da bioeconomia, reunindo o que há de mais inovador em sustentabilidade e atuando para promover o desenvolvimento territorial.

O Sebrae espera estimular empreendimentos e novos negócios a pesquisar e utilizar, conscientemente, a biodiversidade, de maneira que seus recursos sejam renovados durante o uso. Esse incentivo significa juntar ciência e tecnologia para a geração de negócios com foco no uso sustentável dos recursos naturais, tornando seus produtos sinônimo de riqueza.

Pessoas físicas e jurídicas detentoras de ideias inovadoras, cujo modelo de negócio tenha como premissa o desenvolvimento de atividades empresariais ligadas à bioeconomia, com a utilização sustentável de recursos naturais da biodiversidade da Amazônia, podem participar.