ASN RR
Compartilhe

Amazontech se torna vitrine para empreendedores locais e da Amazônia Legal

Evento destaca inovação e conecta criadores a novas oportunidades de negócios
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Amazontech se torna vitrine para empreendedores locais e da Amazônia Legal

O Amazontech não tem sido palco apenas para startups e negócios voltados para tecnologia, mas também para fortalecer a economia criativa, segmentos que têm espaço garantido no maior evento tecnológico do norte. Empreendedores de artesanato, bijuterias e desenho artístico mostram que tradição e inovação caminham juntos, valorizando a cultura amazônica e gerando oportunidades de negócios.

Atraindo públicos diversos e possíveis investidores, o evento abre espaço para esses empreendedores exporem o trabalho e comercializarem os produtos. O Sindicato dos Artesãos e dos Comerciantes de Artesanato – Sindeart é um dos destaques, com a produção de diversas peças indígenas e não indígenas, entre elas, quadros em madeira, camisas pintadas à mão, além de produtos regionais.

“Cada peça apresentada carrega um pouco da história de cada artista do nosso sindicato, temos muito material regional como a produção da pimenta jiquitaia, cestas e pulseiras feitas com a fibra do buriti, além de materiais produzidos com balata, seiva extraída da massaranduba do povo Yanomami”, explicou Labelle Bantim, proprietária da “Arte da Terra” uma das associadas do Sindicato.

Diretamente de Tocantins, a “Capim Dourado do Jalapão” é um negócio sustentável que utiliza a matéria-prima conhecida como o “Ouro do Tocantins” para a confecção de diversos acessórios, como brincos, colares, bolsas, carteiras e anéis.

A presidente da Associação dos Artesãos do Capim Dourado, Maria do Carmo Pereira, explicou que estar no Amazontech foi uma oportunidade para apresentar o trabalho feito, em sua grande maioria, por mulheres que se dedicam na confecção dessas peças e, abrir  fronteiras para novos negócios em Roraima.

Nossos produtos são novidades aqui na região, então, esses dias de evento tem sido promissor tanto para a divulgação quanto para as vendas. É um cenário imersivo de networking e trocas de experiências.Ressaltou.

Arte exclusiva para o Amazontech 2025

A artista roraimense, Alícia Silva, aproveitou o espaço e criou um desenho especialmente para o evento. “O nome dessa arte é Sinfonia dos Elementos, que reúne 11 elementos amazônicos mesclados entre fauna e flora formando uma única imagem. É um conjunto de cores e texturas que mostra a regionalidade nortista e amazônica”, relatou a artista.

A Fábrica de Desenhos RR é um pequeno negócio que une o talento e a paixão da artista pela  cultura indígena. “O Amazontech é uma porta de entrada para empreendimentos criativos como o meu, pois as pessoas estão conhecendo meu trabalho”, comemorou.

Sobre o Amazontech

O Amazontech 2025 é uma realização do Sebrae Nacional, Sebraes da Amazônia Legal, Sebrae Roraima, Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr), Embrapa e Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento conta com o patrocínio do Governo de Roraima, Eneva, Caixa Econômica, Finep – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ZEG, Neria, Sistema CNA/Faerr/Senar, Prefeitura de Boa Vista, além do apoio da GAO Tech, Trashin, Treeback, Embrapii, Caer e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).