ASN RR
Compartilhe

Amazontech 2025 destaca experiências de cidades inteligentes na Amazônia Legal

Município de Paraíso do Tocantins chamou atenção pela diversidade de iniciativas voltadas à inovação e à participação cidadã
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Amazontech 2025 destaca experiências de cidades inteligentes na Amazônia Legal

O Amazontech 2025, realizado em Boa Vista, abriu espaço nesta edição para a troca de experiências sobre cidades inteligentes na Amazônia Legal. Quatro municípios foram convidados a compartilhar seus projetos de inovação e sustentabilidade: São Luís (MA), Ariquemes (RO), Barcarena (PA) e Paraíso do Tocantins (TO). Além deles, Boa Vista também participou, reforçando sua posição como referência na temática ao ser considerada a “capital da primeira infância” no Brasil.

Segundo Glicéria Mota, analista técnica do Sebrae/RR, o objetivo da programação foi reunir exemplos concretos de cidades que conseguiram implementar políticas públicas e iniciativas capazes de transformar a gestão e a vida da população.

Trouxemos municípios que se destacaram em áreas como sustentabilidade e inovação. Cada cidade pôde apresentar o que conseguiu implementar, os projetos que deram margem para se consolidar como cidade inteligente, seja no campo social, ambiental ou tecnológico. Esse diálogo é fundamental para inspirar novas soluções na região.Explicou.

Entre os destaques, o município de Paraíso do Tocantins chamou atenção pela diversidade de iniciativas voltadas à inovação e à participação cidadã. O prefeito Celso Moraes, presente no evento, apresentou o projeto Inova Paraíso, que alia tecnologia à gestão pública.

“Para nós é uma alegria estar em Boa Vista e compartilhar conquistas que temos alcançado em Tocantins. Trabalhamos para fortalecer o ambiente empresarial com inovação e também levamos essa modernização para os serviços públicos. Criamos um aplicativo em que a comunidade pode participar efetivamente das decisões, do PPA às audiências públicas, além de solicitar serviços de zeladoria, como troca de lâmpadas e reparo de vias”, destacou.

Moraes citou ainda a criação da central de atendimento “Agiliza Paraíso”, que concentra a maioria dos serviços municipais em um único espaço, e o cinturão de videomonitoramento, que utiliza câmeras com reconhecimento facial e de placas para reforçar a segurança pública. “A população tem aprovado muito esse trabalho. Cidade inteligente é também cidade mais segura”, afirmou.

O prefeito lembrou que o aprendizado ocorre de forma contínua e que participar de feiras e congressos é essencial para implementar boas práticas. “Já estive em eventos nacionais e internacionais, inclusive em Barcelona, e vejo que sempre há um município que já testou e aperfeiçoou ideias. O nosso papel é adaptar essas soluções à realidade local. Aqui no Amazontech, além de apresentar nosso trabalho, também vamos levar aprendizados de outras cidades, inclusive de Boa Vista, que tem avançado muito em inovação”, disse.

A programação sobre cidades inteligentes no Amazontech 2025 reforça o papel do evento como espaço de integração entre gestores públicos, empresários e estudantes. O compartilhamento de iniciativas bem-sucedidas evidencia que a transformação digital e sustentável das cidades da Amazônia Legal já é uma realidade em curso e tende a se expandir nos próximos anos.

Sobre o Amazontech

O Amazontech 2025 é uma realização do Sebrae Nacional, Sebraes da Amazônia Legal, Sebrae Roraima, Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr), Embrapa e Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento conta com o patrocínio do Governo de Roraima, Eneva, Caixa Econômica, Finep – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ZEG, Neria, Sistema CNA/Faerr/Senar, Prefeitura de Boa Vista, além do apoio da GAO Tech, Trashin, Treeback, Embrapii, Caer e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)