ASN RR Atualização
Compartilhe

Sebrae/RR e Banco da Amazônia colaboram em programação sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte

Divulgar as informações atualizadas das linhas de crédito, condições e atuação do Basa é um dos principais pontos desta atividade.
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

Desenvolver práticas sustentáveis nos empreendimentos rurais e urbanos é um dos principais objetivos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). Tendo a missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, o Sebrae Roraima tem apoiado essa iniciativa que está sendo realizada nos municípios do Estado.

Iniciada no dia 12 de junho em Mucajaí, a ação apresenta uma palestra sobre a programação de recursos disponíveis pelo Banco da Amazônia que é responsável pela administração do (FNO) para clientes, empresários, usuários, produtores rurais, instituições parceiras, entre outros.

André Luiz Pereira da Silva, gerente administrativo do Banco da Amazônia, explica que o FNO é um fundo do Governo Federal que fomenta o desenvolvimento das regiões consideradas menos avançadas.

O objetivo desta ação é disseminar esse crédito de longo prazo oferecido pelo FNO aos municípios da região norte, em especial aqui em Roraima. É um fundo voltado para quem tem uma renda baixa ou média, priorizando o atendimento às micro e pequenas empresas, pequenos produtores rurais e agricultores familiares, dessa forma, essa mobilização contribui com o crescimento econômico regional, disse Silva.

Durante a ação o BASA expõe alguns de seus programas e linhas de financiamentos com recursos do (FNO) e sua operacionalização como: orientação aos beneficiários sobre como potencializar o seu negócio ou auxiliar no desenvolvimento de novas atividades econômicas que estão sendo feitas na região.

O Sebrae/RR, prefeitura, sala do empreendedor e câmara são parceiros na sensibilização dos participantes, cessão de espaço e divulgação deste momento de oportunidade e aprendizagem.

A presença e apoio dessas instituições que são próximas dos empresários urbanos e dos produtores rurais é fundamental, pois isso nos ajuda com a prospecção de negócios, visitas institucionais e disponibilização de equipes que reforça nossa atuação nos interiores para juntos aplicarmos esse crédito nos municípios, acrescentou o gerente André.

Os próximos a receberem a ação denominada “FNO ITINERANTE” são os municípios do Cantá no dia 26 de julho, Normandia no dia 02 de agosto, Pacaraima no dia 16 de agosto e Uiramutã no dia 30 de agosto. A expectativa é alcançar pelo menos 05 novos clientes durante cada ação.

Principais objetivos:

Desenvolver uma Amazônia sustentável com crédito e soluções eficazes; induzir práticas sustentáveis nos empreendimentos rurais e urbanos; promover o desenvolvimento socioeconômico regional; atender de forma satisfatória às demandas dos segmentos produtivos; estimular as atividades selecionadas conforme zoneamento ecológico econômico homologado nos estados.

Desafios:

Reduzir as taxas de desmatamento; estimular atividades sustentáveis e apoiar empreendimentos verdes.

CRONOGRAMA DA AÇÃO

12/07 – Mucajaí

26/07 – Cantá

02/08 – Normandia

16/08 – Pacaraima

30/08- Uiramutã