No Brasil, foram registradas 6,48 milhões de empresas inadimplentes no mês de maio, o que representa uma queda de 28,8 mil estabelecimentos em relação ao mês de abril de 2023. Roraima registra 9.036 empresas com contas em atraso, entre as 38.094 ativas com fins lucrativos.
Conforme aponta o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, são 355.917 mil na região Norte, sendo o Pará o estado com o maior número de registros (148.912) e Roraima (9.036) o menor da região e do País.
O Indicador Serasa Experian contempla a quantidade de empresas brasileiras que estão em situação de inadimplência, ou seja, possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência. O Indicador é segmentado por UF, porte e setor.
Dos quatro estados da região Sudeste, três apresentaram os maiores números de estabelecimentos inadimplentes, respectivamente: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os quatro estados que menos registraram são da região Norte: Tocantins, Amapá, Acre e Roraima. Confira o gráfico com todas as Unidades Federativas (UFs):
Este número está relacionado ao número de empresas em cada unidade da federação. Apesar do indicador ser o menor do país, é preciso que as empresas continuem atentas à saúde financeira do negócio e à renegociação de dívidas.citou Eckner Oliveira, analista de estudos e mercados do Sebrae Roraima.
Retração entre as micro e pequenas empresas
Das mais de 6,48 milhões de companhias negativadas em maio, 5,73 milhões eram micro e pequenas empresas. O número também representa desaceleração no crescimento, em relação ao mês anterior. Juntas, as Micro e Pequenas Empresas com CNPJs no vermelho somam 39,6 milhões de dívidas, cujo valor total é de R$ 93,5 bilhões. Em média, cada companhia inadimplente possui 6,9 contas atrasadas.
Acesse os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por especialistas e histórico completo aqui.