Dando continuidade à semana de eventos voltados ao comércio exterior, teve início na manhã desta quinta-feira (17) a rodada de negócios do programa Exporta Mais Brasil, uma iniciativa conjunta da ApexBrasil e do Sebrae Roraima. O encontro, que sucede o MeetUp realizado na noite desta quarta (16), coloca empresários brasileiros frente a frente com compradores de sete países, buscando concretizar as oportunidades de exportação para produtos que vão da construção civil a alimentos e bebidas.
As empresas brasileiras participantes, muitas delas beneficiárias do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), demonstraram a maturidade e o preparo para o mercado internacional, resultado do suporte contínuo oferecido pelo Sebrae Roraima.
Carol Schueng, analista do Sebrae Roraima e uma das coordenadoras do evento, detalha o preparo dos participantes.
Selecionamos empresas locais que já integravam o PEIEX, evidenciando uma maturidade maior por já terem sido capacitadas por nossa equipe. Aquelas que ainda não participavam do programa foram igualmente apoiadas em seu processo de preparação para a rodada, após serem aprovadas na seleção. Nossa meta foi que chegassem aqui o mais preparadas possível para concretizar negócios.Explica.

Conexão direta e oportunidades
Pedro Netto, representante regional da ApexBrasil, enfatiza o foco das rodadas de negócios e explica a dinâmica da atividade.
“Nesses encontros, promovemos uma conversa direta e dinâmica, sem intermediários, entre a empresa brasileira e o comprador internacional. A ideia é que a empresa possa apresentar seu pitch, destacando seu diferencial, produto, preço, logística, localização e história. O comprador, por sua vez, fará perguntas para entender se o produto e a empresa brasileira são parceiros ideais para o mercado dele. O objetivo principal é iniciar um relacionamento comercial e, acima de tudo, gerar negócios, exportação, emprego e renda para o nosso país”, esclarece.

Juliana Araújo, especialista em comércio exterior e competitividade da ApexBrasil, detalha como é feita a seleção das empresas que são apresentadas a compradores internacionais durante a rodada de negócios.
“Estamos recebendo hoje aqui no Sebrae 26 empresas brasileiras e 7 compradores internacionais para a rodada de negociação. As empresas brasileiras passaram por um rigoroso processo seletivo, no qual precisaram demonstrar diversas qualidades. Entre os critérios, era fundamental ter participado do PEIEX, avaliamos o website das empresas para verificar a existência de ferramentas ou apresentações em inglês ou espanhol, também temos um critério de política da Apex que beneficia empresas das regiões Norte e Nordeste e, por fim, empresas lideradas por mulheres ou pessoas negras, também são priorizadas”, explica.

Oportunidades de negócios
Akiesha Forrester, compradora da Guiana, do ramo de construção, elogiou o evento e se mostrou entusiasmada com as oportunidades de negócios.
Acredito que esta iniciativa tem sido excelente, especialmente por nos proporcionar a oportunidade de explorar a cultura brasileira, além de atender aos nossos interesses de negócios no Brasil. Parabenizo a ApexBrasil e o Sebrae Roraima pelo trabalho realizado. Posso assegurar que nossa equipe está muito animada por estar aqui.Disse.

O mesmo otimismo é percebido pelos empresários que estão oferecendo seus produtos aos compradores internacionais. Tácito Moreira, também do setor de construção, vê grande potencial na rodada.
“Considero esta uma iniciativa muito interessante, que proporciona aos empresários de Roraima e do Brasil a oportunidade de expor seus produtos e marcas para outros mercados, principalmente para nossos vizinhos da Guiana. Todos sabemos que a Guiana é um país em constante crescimento, e acredito que daqui podem surgir excelentes oportunidades de negócio para ambos os países. Este momento, nesta rodada de negócios, fortalecerá ainda mais os laços”, compartilha.
Marcel Fadel, empresário vindo de São Paulo, valoriza a objetividade do formato.
“Uma rodada de negócios requer conhecimento prévio do cliente, e minha expectativa é iniciar negociações com clientes que buscam produtos brasileiros. Achei o evento muito importante porque ele começa a conectar o Brasil com uma região que não é tão conhecida. A estrutura aqui em Roraima é excelente para o atendimento e para a nossa participação. Estou vindo de São Paulo, uma distância considerável, mas ter a oportunidade de falar com essas empresas de países tão próximos compensa muito. Embora eu participe bastante de feiras internacionais, a rodada de negócios é mais focada, pois o comprador já vem em busca do que você oferece. Estou gostando muito”, aponta.

A programação com os empresários estrangeiros e as rodadas de negócios continuam até a sexta-feira (18), culminando com o Summit de Comércio Exterior, consolidando Roraima como um ponto estratégico para o desenvolvimento do comércio internacional na região.