Unindo forças para fortalecer os pequenos negócios do estado, o Sebrae Roraima e a Receita Federal de Roraima firmaram convênio de ações colaborativas para instalação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Na oportunidade, também foram firmados outros dois convênios da mesma natureza, entre Receita Federal de Roraima e UFRR (Universidade Federal de Roraima) e entre Receita Federal de Roraima e Universidade Estácio, para a instalação dos NAFs.
Desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino superior, o NAF oferece serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas pessoas físicas e empresas de pequeno porte.
Emerson Baú, superintendente do Sebrae/RR, explicou que a participação da instituição nesse projeto visa impulsionar o crescimento empresarial do Estado.
Os pequenos negócios serão beneficiados com esse termo, pois as vezes por falta de recurso aquele micro empreendedor não tem condições de contratar um serviço contábil e com essa ação eles terão um suporte fiscal gratuito à disposição para ajuda-los, disse Baú.
Participaram do evento o secretário de planejamento do estado, Rafael Fraia, representando o governador Antonio Denarium, o superintendente regional da Receita Federal, José Pereira de Barros Neto, Roberto Paulo da Silva Santos, delegado da Receita Federal, Prof.ª e coordenadora adjunta do curso de administração da UFRR, Jaqueline Silva da Rosa, representando o magnifico reitor da UFRR, Geraldo Ticianelli, o vice presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior – unidade Roraima, Vilton Juarez Graça Lima e a presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima e vice presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RR, Izabel Itikawa.
A Receita Federal quer estar ao lado do contribuinte e do empreendedor os orientando e mostrando que eles podem investir no setor de exportação de forma segura. Com a instalação desses núcleos do NAF, eles terão a oportunidade de andar conforme as normas exigidas, afirmou o superintendente regional da Receita Federal, José Pereira de Barros Neto.
Rafael Fraia, secretário de planejamento do governo do estado de Roraima, pontou que o NAF é um projeto que transforma e capacita os empreendedores.
As vantagens do lançamento dos núcleos são diversas, pois o empresário poderá ampliar sua capacidade de produção, ou seja, com essa ação fortaleceremos o cenário econômico do estado com mais empregos tornando Roraima um ambiente favorável para a criação de novos negócios, relatou o secretário.
O atendimento do NAF prevê a capacitação de estudantes das instituições de ensino que ofertam cursos em áreas de negócios como administração e ciências contábeis.
Essa cooperação é fundamental para o estado tendo em vista que fazemos fronteira com outros países. Dessa forma, unir instituições de grandes renomes para o desenvolvimento aduaneiro em Roraima será algo que impactará de forma positiva tanto o pequeno quanto o grande empresário da região, mencionou o vice presidente da federação das câmaras de comércio exterior, Vilton Juarez Graça Lima.
O serviço facilitará o acesso à execução de diversos serviços como a regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ), Declaração de Imposto de Renda, entre outros, operando como um posto de atendimento externo da Receita Federal.

Fazendo parte da programação da solenidade, foi apresentado aos participantes do evento uma palestra ministrada pela representante nacional da Rede NAF, Ana Paula Sacchi Kuhar, que apresentou o objetivo do projeto, o público, parceria ganha, formatos, formalização ACT, a resolução MEC e a Portaria RFB da ação.
Essa parceria proporcionando possibilidades para o empreendedor crescer seu negócio e estar com sua situação fiscal legal para inclusive poder usufruir de programas do governo, então podemos dizer que é um programa de cidadania fiscal, acrescentou a palestrante.
-

Um dos pontos mais interessante dessa cooperação técnica é o valor transformador que ela possui de poder mudar a realidade da população e trazer essa regularidade fiscal de forma eficiente, além da aprendizagem que o NAF proporciona para os alunos participantes que vão adquirir experiências fundamentais para a sua carreira profissional, reforçou o subsecretário da Receita Federal, José Deon.
O acordo foi oficializado pela assinatura do Emerson Baú, superintendente do Sebrae/RR, Roberto Paulo da Silva Santos, delegado da Receita Federal, Jaqueline Silva da Rosa, representando o reitor da UFRR e Eduardo Merli, diretor acadêmico da Estácio.
O NAF é uma assistência para empresário e pequeno empresário nesse processo de internacionalização, importação e exportação com a ideia de facilitar, desburocratizar e acompanhar os primeiros passos desses empreendedores neste setor, finalizou o delegado da Receita Federal, Roberto Paulo da Silva Santos.
-