ASN RR
Compartilhe

ApexBrasil e Sebrae Roraima lançam estudo e guia estratégico para mercados da Guiana e Suriname

Ferramentas de inteligêcia de mercado oferecem dados atualizados e acesso prático para empresas brasileiras que buscam expandir suas exportações para países vizinhos
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Summit de Comércio Exterior

Durante o Summit de Comércio Exterior, realizado na noite desta quinta-feira (17), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Sebrae Roraima fizeram lançamentos estratégicos que prometem impulsionar as empresas brasileiras no comércio com a Guiana e o Suriname. As iniciativas reforçam o compromisso das instituições em fornecer inteligência de mercado acessível e de alta qualidade.

A ApexBrasil apresentou o estudo finalizado sobre os mercados da Guiana e Suriname, resultado de uma visita técnica realizada no ano passado. Este estudo, cuja prévia já havia sido compartilhada em março, agora está completo e disponível para acesso gratuito nos canais digitais da ApexBrasil, oferecendo um panorama detalhado para os empresários interessados.

Simultaneamente, o Sebrae Roraima lançou seu próprio Guia de Mercado da Guiana, um material prático com informações e contatos essenciais para navegar neste mercado vizinho. Este guia é fruto de um trabalho conjunto, incluindo estudos desenvolvidos pelo programa PEIEX e contatos estabelecidos em missões empresariais à Guiana, como a realizada em fevereiro deste ano. O material, que consolida informações mapeadas por monitores do PEIEX ao longo de 20 meses, tem como objetivo apoiar diretamente os empresários locais.

Carol Schueng, analista do Sebrae e uma das coordenadoras do evento, destacou a importância do acesso a essas informações.

“O Pedro Piá e o Igor Gomes, da inteligência da ApexBrasil, prepararam esse estudo sobre o Suriname e a Guiana. Para nós, que estamos aqui ao lado, isso é muito importante, pois são dados atuais e novos sobre o mercado, baseados em pesquisas realizadas in loco. Isso representa um diferencial gigantesco e um acesso valioso a esse conteúdo. Já o material produzido pelo Sebrae é um guia informativo. Nossa equipe, que realiza missões empresariais à Guiana, decidiu criá-lo com base nos contatos feitos lá, informando como acessar a Guiana, contatos necessários e dados atuais do país. A ideia é apoiar os empresários locais. Tudo isso feito em conjunto, pelo Sebrae e PEIEX”, explicou.

Carol Schueng, analista do Sebrae

Pedro Piá, especialista em negócios internacionais da ApexBrasil, detalhou o estudo e sua disponibilidade.

“É fundamental difundir a cultura exportadora aqui. Roraima é especial nesse sentido, com um potencial já bastante desenvolvido. Nós realizamos uma missão para a Guiana e para o Suriname e desenvolvemos um estudo de oportunidades para alimentos embalados, apresentando hoje os principais insights para as empresas. Nosso objetivo é que possam conhecer, entender os obstáculos e as oportunidades, e como fazer negócios com a Guiana e o Suriname. Todos esses produtos de inteligência da Apex estão disponíveis em nosso site de forma gratuita para todas as empresas brasileiras”, disse.

Igor Gomes, também especialista em negócios internacionais da ApexBrasil, enfatizou o propósito desses estudos.

“Nosso principal objetivo com este estudo é justamente sensibilizar as empresas brasileiras, sejam exportadoras ou não, para as possibilidades e oportunidades das exportações tanto para a Guiana quanto para o Suriname, e também as exportações do Estado de Roraima. Na área de inteligência, produzimos diversos tipos de estudos, incluindo nossos perfis de comércio e investimento que abordam a economia do país, a relação comercial bilateral, questões regulatórias e de investimento, além de nossos estudos de oportunidade. A ideia é justamente essa: passar o conhecimento, os dados e as informações que temos para que as empresas consigam explorar da melhor forma essas oportunidades que coletamos”, apontou.

Ambos os materiais são destinados a empresários, empreendedores, estudantes e profissionais do comércio exterior que buscam dados qualificados e estratégias para atuar nos mercados da Guiana e Suriname. Eles contêm informações sobre o ambiente de negócios, legislação, logística, oportunidades por setor e contatos relevantes, servindo como um valioso recurso para o planejamento de exportações.