Fabricação de produtos de padaria e confeitaria, artigos de serralheria e produção de móveis em madeira, são os principais ramos que apontam no crescimento. Destas empresas, 82% estão presentes na capital Boa Vista, 5.9% em Rorainópolis e 2.9% em Caracaraí.
São 1.553 microempreendedores individuais (MEI), 714 microempresas (ME) e 143 empresas de pequeno porte (EPP), totalizando 2.410 negócios ativos em Roraima neste primeiro trimestre.
Eckner Oliveira, analista de estudos e mercados do Sebrae, explica que os números crescentes representam mais emprego e renda no estado.
“Esse saldo é o maior dos últimos 5 anos, contribuindo com o desenvolvimento econômico em Roraima. Representa essa tendência de crescimento das empresas devido a desburocratização e o ambiente de negócios que vem se firmando, além do apoio das instituições de fomento ao empreendedorismo”, afirmou.
A empresária Lourdes Sindeaux, do segmento de fabricação de móveis em madeira, comenta como iniciou no ramo.
“Eu e meu marido começamos como uma brincadeira. Compramos um terreno ao lado de uma marcenaria e fizemos amizade com o dono, logo observamos e começamos a praticar. Com muita luta, ajuda de amigos e empréstimos, nós montamos o primeiro barracão pequeno com máquinas manuais”, descreveu
Apesar dos desafios, Lourdes afirma que nunca pensou em desistir e reconhece que a ajuda do Sebrae foi importante para o crescimento da ‘Móveis Sindeaux’.
“Participamos de cursos e palestras, o Sebrae sempre facilitou para as empresas colocarem seus planos em prática. Fiz consultoria, e entendi que nosso diferencial seria no trabalho de qualidade, com acabamento e madeira fina, valorizando o produto final”, disse.
Paulo César, proprietário da serralheria Janelão, começou no mercado por necessidade e curiosidade.
“Em um momento da minha vida decidi que precisava aprender algo novo, optei pela serralheria pela afinidade com a tarefa. Sem dúvidas, a diferença em ter um negócio de sucesso é realizar um atendimento de qualidade, além de se capacitar para sempre aprimorar na entrega final. O cliente fica satisfeito e pode te indicar aos amigos, seu faturamento também pode agradecer,” pontuou.
‘Pão Gostoso’ surgiu da receita das avós, como conta Anna Brito, que faz parte do time de colaboradores da empresa dos pais.
“Morávamos em região de sítio e nem sempre tinha pão ou acesso à padaria, era meio distante. Minha mãe começou a fazer pão pra gente ter em casa e pegou a receita de uma avó, depois pegou a receita da outra, e começou a modificar de acordo com o que funcionava pra ela,” relembrou.
Logo a vizinhança conheceu o produto artesanal e começou a fazer encomendas, em Boa Vista os pães são revendidos em supermercados, lanchonetes e até cafeterias.
“Chegamos nas prateleiras com o desafio da concorrência com as grandes marcas, como a Bauducco e Visconde. Mas eu acredito que nosso diferencial seja trabalhar com produtos de primeira linha, principalmente a farinha de trigo. Além do paladar caseiro de pão artesanal, feito literalmente com a receita da vovó”, concluiu.
NOVAS OPORTUNIDADES
O crescimento das empresas do setor é influenciado por vários fatores, como demanda do mercado, avanços tecnológicos, políticas governamentais, concorrência e muito mais. As empresas que conseguem se diferenciar de seus concorrentes e oferecer propostas de valor únicas podem atrair mais clientes e crescer no setor.