Ser dono da sua própria empresa, é um dos principais objetivos dos brasileiros de acordo com o relatório da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2022. A pesquisa é coordenada pela Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas), em parceria com o Sebrae.
De acordo com os dados, o número de brasileiros que ainda não são empreendedores, mas que querem iniciar sua trajetória de empreender e ter seu próprio negócio, é de 53% da população adulta, ou seja, cerca de 51,5 milhões de pessoas evidenciaram esse desejo.
Essas pessoas são consideradas empreendedores potenciais, pois apesar de ainda não terem um empreendimento, afirmam que pretendem abrir seu negócio nos próximos três anos. Um fator que está ligado a esse elevado interesse da população brasileira em se tornar um empreendedor, foi a mudança do cenário pandêmico em (2020).
Conforme o relatório da (GEM) deste ano, a proporção de empreendedores que afirmaram ter tido oportunidades de abrir seu próprio negócio em decorrência da pandemia, teve um crescimento significativo em comparação a 2021, revelando que os brasileiros enxergaram uma possibilidade de entrarem no mercado sob a lente de uma nova perspectiva e contexto do mundo, pós pandemia.
“A GEM possibilita que façamos uma análise no empreendedorismo mundial e de forma mais específica, o potencial empreendedor do Brasil frente outras nações. Esse resultado destaca como o brasileiro tem a virtude de se reinventar frente às dificuldades, como a alta de empreendedorismo por necessidade e vontade”, ressaltou o analista do Sebrae/RR, Eckner Oliveira.
O QUE É PESQUISA GEM?
A GEM é considerada a principal pesquisa de empreendedorismo do mundo, existe há 23 anos e mais de 110 países já participaram dessa pesquisa. O Brasil participa desse relatório desde 2000 e é um dos poucos países que está presente em todas as edições.
As análises das taxas brasileiras feitas pela GEM, possibilita o planejamento das nossas ações feitas para atender e apoiar os empreendedores brasileiros a realizarem seus sonhos e contribuir com indicadores econômicos e sociais do país.
Acesse a pesquisa completa no link https://datasebrae.com.br/pesquisa-gem/.