ASN RR
Compartilhe

Limpeza e atendimento pesam mais que preço na hora de brasileiros escolherem um bar ou restaurante

Pesquisa feita mostra ainda que mesmo com crescimento do delivery, consumidores seguem valorizando sair de casa para se reunir com amigos e família.
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Pesquisa feita mostra ainda que mesmo com crescimento do delivery, consumidores seguem valorizando sair de casa para se reunir com amigos e família.

A maior pesquisa sobre alimentação fora do lar já realizada com consumidores no Brasil revelou as características consideradas mais importantes na hora de decidir pelo bar ou restaurante. Supreendentemente, o sabor da comida e o preço do prato não são os aspectos mais determinantes na escolha. Com mais de 6 mil respondentes em todas as regiões do país, o levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que a limpeza e a higiene nas instalações (32,4%), a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%) e o ambiente do estabelecimento (12,4%) são os fatores mais preponderantes.

A pesquisa mostra ainda que, no dia a dia daqueles que frequentam bares e restaurantes, a maior parte (93%) opta por consumir refeição e bebidas no próprio estabelecimento e 66,3% afirmam comer fora de duas a cinco vezes por mês. Quando consultados sobre as maiores motivações para sair de casa, os entrevistados puderam escolher múltiplas respostas e as preferidas foram: ir a alguma celebração/festa (76,6%) e conversar/se divertir com amigos (76,3%).

Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, os resultados da pesquisa trarão contribuições significativas nos processos de tomada de decisão dos empreendedores do setor e de formuladores de políticas públicas. “O nosso objetivo com esse movimento é gerar produtividade e estamos otimistas com os dados apresentados. Não temos dúvidas de que os resultados trarão uma contribuição definitiva para melhorar os ambientes de negócio no país”, afirma.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, concorda que a pesquisa revela direcionamentos importantes para os empreendedores que atuam no setor de alimentação fora do lar.

“Trata-se de um dos segmentos mais importantes de pequenos negócios. São empreendedores que atuam nas comunidades, nos bairros e nos grandes centros, gerando emprego e renda. Além disso, sabem que a inovação e a sustentabilidade são fatores essenciais para atrair as pessoas que buscam momentos de lazer quando saem de casa para fazer uma refeição. Isso passa, necessariamente, pelo cuidado e pela qualificação de toda a equipe.” Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Números da pesquisa

Características mais importantes na hora de escolher um local para comer fora de casa:

  • Limpeza e higiene nas instalações: 32,4%;
  • Cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes: 17%;
  • Ambiente do estabelecimento: 12,4%;
  • Comida gostosa: 10,3%;
  • Preço acessível: 7,2%.

Hábitos de consumo dos brasileiros:

  • No dia a dia, 75,5% dos brasileiros se alimentam com comida preparada em casa;
  • Quando optam por comer fora, 93% fazem a refeição no próprio estabelecimento;
  • De maneira geral, as pessoas frequentam estabelecimentos por motivos de lazer, seja para celebrar alguma data especial (76,6%) ou para conversar e se divertir com amigos (76,3%).

Acesse a pesquisa completa no link